Biblioteca da Escola Básica e Secundária, Valença

Boletins bibliográficos: 1 | 2 | 3 | 4 | 5

Título: O ano da morte de Ricardo Reis

Autor: José Saramago

Editora: Porto Editora

Ricardo Reis chega a Lisboa em finais de dezembro de 1935. É uma personagem vinda de uma outra ficção, a da heteronímia de Fernando Pessoa. O movimento é inverso: «Aqui onde o mar se acaba e a terra principia»; o virar ao contrário o verso de Camões: «Onde a terra acaba e o mar começa».

Título: Os cem melhores poemas portugueses dos últimos cem anos

Autores: Vários

Editora: Companhia das Letras

O mundo da poesia portuguesa contemporânea é-nos apresentado com uma frescura e originalidade inesperadas e os poemas vão guiando o leitor numa viagem íntima por esse mundo que é a poesia. Reúne poemas de autores como Fernando Pessoa, Camilo Pessanha, Jorge de Sena, Vitorino Nemésio, Sophia de Mello Breyner Andresen, Herberto Helder, Alexandre O'Neill e Mário Cesariny, entre outros.

Título: Mensagem

Autor: Fernando Pessoa

Editora: Leya

Mensagem é o único livro de poemas de Fernando Pessoa publicado em português durante a sua vida. É também «realmente um só poema», como escreveu, dada a unidade perfeita conseguida pelo seu canto das grandezas passadas da nação ‒ que se refletem no futuro, potenciadas pelo Quinto Império.

Título: Livro do desassossego

Autor: Fernando Pessoa

Editora: Assírio & Alvim

Publicado pela primeira vez em 1982, quase meio século após a morte de Fernando Pessoa, o Livro do Desassossego é uma obra-prima pouco convencional, resistente às habituais classificações literárias. A palavra desassossego refere-se à angústia existencial do narrador, e à sua recusa em ficar parado. Sem sair de Lisboa, viaja constantemente na sua maneira de ver, sentir e dizer.

Título: Os Maias

Autor: Eça de Queirós

Editora: Leya

A obra-prima de Eça de Queirós, publicada em 1888, é uma das mais importantes da literatura portuguesa. Relata a história da família Maia e encerra uma crónica de costumes, retratando a sociedade lisboeta da segunda metade do século XIX.

Título: Amor de perdição

Autor: Camilo Castelo Branco

Editora: Porto Editora

O enredo de Amor de perdição é conciso, sem episódios dispersivos, quase sem considerações do autor, com uma linguagem substancialmente romântica, na correspondência trocada entre Simão e Teresa; saborosamente popular, em João da Cruz, cheia de conceitos populares; e intencionalmente irónica, caricatural, entre as freiras do convento, a anunciar o escritor de transição para o realismo.

Título: Conquistadores

Autor: Roger Crowley

Editora: Presença

O historiador Roger Crowley conta-nos como Portugal construiu um grande império marítimo europeu, dando origem à primeira economia global. Este é o relato atualizado de como uma das nações mais pequenas e pobres da Europa pôs em movimento as forças da globalização que hoje dão forma ao mundo.

Título: Por sorte, o leite

Autor: Neil Gaiman

Editora: Presença

Descobre até que ponto tudo pode ficar muito estranho nesta história inacreditável onde as viagens no tempo começam ao pequeno-almoço.

Por sorte, o leite é uma história de aventuras perfeita para entreter crianças e adultos.

Título: Harry Potter: a câmara dos segredos

Autora: J. K. Rowling

Editora: Presença

Os dias de verão com os Dursleys estão a tornar-se insuportáveis. Não há maneira de Harry Potter voltar para a escola de feitiçaria. Ultimamente, mesmo esse regresso se encontra ameaçado, pois o duende Dobby não cessa de o avisar de que algo de terrível o aguarda em Hogwarts.

Título: A rapariga no comboio

Autora: Paula Hawkins

Editora: TopSeller

Todos os dias, Rachel apanha o comboio. No caminho para o trabalho, observa sempre as mesmas casas durante a viagem. Numa das casas, vê sempre o mesmo casal, ao qual atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente. Até que um dia...

Título: Dias da meia-noite

Autor: Neil Gaiman

Editora: Panini Books

As seis histórias clássicas aqui reunidas apresentam os primeiros trabalhos de Neil Gaiman para a DC Comics. Abrangendo o humor, passando pelo sombrio e arrepiante, os contos demonstram a imensidão do talento de Gaiman, que viria a ser mundialmente conhecido como o criador de Sandman.

Título: O oceano no fim do caminho

Autor: Neil Gaiman

Editora: Presença

A história é narrada por um adulto que, por ocasião de um funeral, regressa ao local onde vivera na infância, numa zona rural de Inglaterra, e revive o tempo em que era um rapazinho de sete anos. As imagens que guardara dentro de si transfiguram-se na recordação de algo que teria acontecido naquele cenário, misturando imagens felizes com os seus medos mais profundos.

Título: Odd e os gigantes de gelo

Autor: Neil Gaiman

Editora: Presença

Há muitos anos, numa antiga aldeia viquingue da Noruega, vivia um rapaz chamado Odd. Odd não era muito afortunado. O pai tinha morrido e a mãe voltou a casar com um homem que já tinha sete filhos. Depois de um acidente em que uma árvore quase lhe esmagou uma perna, Odd passou a andar apoiado numa muleta. Tudo se tornou ainda mais difícil no inverno em que Odd decidiu fugir de casa.

Título: Ela disse, ele disse

Autor: Thalita Rebouças

Editora: Presença

Leo e Rosa são dois adolescentes de catorze anos com algo em comum: para eles, este é o primeiro dia de aulas num colégio novo. Sentindo-se como peixes fora de água num ambiente em que todos os grupinhos já estão formados e eles ainda não sabem onde pertencem, talvez por esse motivo se tenham aproximado um do outro e tornado amigos.

Título: 1Q84

Autor: Haruki Murakami

Editora: Casa das Letras

Num mundo aparentemente normal, duas personagens, Aomame e Tengo, não são o que aparentam. Ambos se dão conta de ligeiros desajustamentos à sua volta, que os conduzirão fatalmente a um destino comum. Onde acaba o Japão e começa o admirável mundo novo em que vivemos? Uma ficção que traduz de forma transversal a aldeia global em que vivemos.

Título: Alex Cross

Autor: James Patterson

Editora: TopSeller

Alex Cross era uma estrela em ascensão na Polícia de Washington DC quando um desconhecido assassinou a sua mulher, Maria. Anos mais tarde, Alex deixou as forças de segurança e regressou à carreira de psicólogo, revelando-se um bem-sucedido escritor de livros policiais. É nesta fase que um antigo parceiro na polícia lhe pede ajuda para capturar um criminoso. Cross regressa então à ação.

Título: Maze runner

Autor: James Dashner

Editora: Presença

Atravessar o Labirinto devia ter sido o fim. Acabar-se-iam os enigmas, as variáveis e a fuga desesperada. Thomas tinha a certeza de que, se conseguissem fugir, ele e os Clareirenses teriam as suas vidas de volta. Mas ninguém sabia realmente para que tipo de vida iriam regressar.

Título: Assassin's Creed: renascença

Autor: Oliver Bowden

Editora: Saída de Emergência

Traído pelas famílias que governam Itália, um jovem embarca numa épica busca por vingança. Para acabar com a corrupção e restaurar a honra da sua família, ele terá que aprender a Arte do Assassino. Pelo caminho, Ezio apela à sabedoria de grandes mentes como Leonardo Da Vinci e Niccolo Machiavelli, sabendo que a sobrevivência está dependente da sua perícia. Este é o início de uma história repleta de poder, vingança e conspiração.

Título: Doces e vingativas

Autora: Sara Shepard

Editora: Porto Editora

Imersa nas elegantes fachadas de Rosewood, onde o ar cheira a Chanel N.º 5 e as piscinas enormes cintilam nos pátios elegantes, a vida não é o que parece. Depois da descoberta do corpo de Alison e do atropelamento de Hanna, alguém chamado «A» continua a transformar as vidas das quatro raparigas num verdadeiro pesadelo. Com as suas ameaças a tornarem-se cada vez mais perigosas, as raparigas precisam de descobrir toda a verdade sobre «A».

Título: A rapariga que roubava livros

Autor: Markus Zusak

Editora: Presença

II Guerra Mundial. Liesel é uma menina de nove anos de idade, entregue para adoção. No funeral do seu pequeno irmão, rouba o primeiro de muitos livros, pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência.

Título: Cavalo de Guerra

Autor: Michael Morpurgo

Editora: Suma de Letras

Inglaterra, 1914: numa pequena quinta, nasce a amizade entre o jovem Albert e um cavalo chamado Joey. Quando, no início da I Guerra Mundial, o pai vende Joey ao exército para combater na guerra, Albert fica destroçado. Joey conhece, então, o pior e o melhor do que a humanidade é capaz.

Título: Os filhos da droga

Autor: Christiane F.

Editora: Bizâncio

Após uma infância perturbada de negligência e maus tratos, Christiane F. cresce para se transformar numa adolescente revoltada. Aos 12 anos, tem a sua primeira experiência com drogas e, aos 13, rompe de vez com a pré-adolescência, caindo rapidamente na dependência da heroína.

Título: Viagem ao mundo da droga

Autor: Charles Duchaussois

Editora: Bizâncio

Uma aventura vivida por um toxicodependente, que foi também um traficante e um aventureiro internacional. Um livro autêntico e direto em que a droga e os seus efeitos são descritos sem romantismo nem complacências, desde a degradação à cura.

Título: Trash: os rapazes do lixo

Autor: Andy Mulligan

Editora: Presença

Raphael, Gardo e Ratazana vivem em Behala, uma lixeira de proporções inimaginá-veis. A sua vida resume-se a passar a pente fino os detritos provenientes da cidade, na esperança de encontrarem algo que possa ser vendido. Um dia, deparam com uma pequena mala de cabedal que contém dinheiro e alguns documentos pessoais. No entanto, descobrem que não são os únicos interessados em ficar com ela.

Título: Quantas estrelas tem o céu?

Autor: Giulia Carcasi

Editora: Presença

Alice e Carlo são dois jovens de dezoito anos a terminar o secundário. Sonhadores, rebeldes e vulneráveis, vivem intensamente o turbilhão de experiências e emoções que agita os seus dias e a entrada num mundo adulto que ainda compreendem mal. Um romance contado a duas vozes, cujas histórias se encontram na descoberta e no desejo de um amor verdadeiro e profundo.

Título: Escola 2: o rebelde volta a atacar

Autor: James Patterson

Editora: Booksmile

Rafe já tem problemas suficientes em casa sem ter de meter a escola ao barulho. Depois de ter sofrido, ao longo do 6.º ano, o pior ano da sua vida, Rafe acredita que no 7.º ano tudo vai ser diferente. Aceite numa escola de belas artes, Rafe acha que as disciplinas de Matemática e História vão ser canja. Nada mais errado!

Título: Escola 3: as piores férias da minha vida

Autor: James Patterson

Editora: Booksmile

Rafe está pronto para mais um fantástico verão no campo de férias, até que se apercebe de que se trata do campo de férias... da escola. Felizmente, faz rapidamente amizade com os seus colegas no campo, um dos quais é vítima de «bullying» devido à sua alcunha.

Título: O ladrão de sombras

Autor: Marc Levy

Editora: Contraponto

Este romance narra a história de um rapazinho que «rouba» as sombras das pessoas com quem se cruza. Ao princípio, acontece-lhe involuntariamente e isso chega a assustá-lo. Sempre que se cruza com alguém – seja um amigo ou um perfeito desconhecido –, a sombra do outro passa a segui-lo, contando-lhe os mais profundos desejos e temores da pessoa a quem pertence.

Título: A guerra dos tronos

Autor: George R. R. Martin

Editora: Saída de Emergência

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte.

Título: A cidade e as serras

Autor: Eça de Queirós

Editora: Porto Editora

Publicado em 1901, o romance A cidade e as serras foi desenvolvido a partir da ideia central contida no conto Civilização, datado de 1892. É um romance denso, ao longo do qual Eça de Queirós ironiza os males da civilização, elogiando os valores da natureza.

Título: O grande Gatsby

Autor: F. Scott Fitzgerald

Editora: Presença

O nome de F. Scott Fitzgerald evoca uma geração associada à lendária idade do jazz. O grande Gatsby é o seu maior romance. Nele se fundem a experiência de vida do autor e uma linguagem de grande qualidade poética. Publicado pela primeira vez em 1925, a história, uma crítica ao «sonho americano», decorre em Nova Iorque e em Long Island, durante o verão de 1922.

Título: A escrava de Córdova

Autor: Alberto S. Santos

Editora: Porto Editora

A escrava de Córdova segue a vida de Ouroana, uma jovem cristã em busca da liberdade e do seu lugar no mundo. Confrontada com as adversidades do seu tempo, e em nome do coração, a jovem terá de questionar a educação, as convicções e a fé que sempre orientaram a sua existência.

Título: Fragmento

Autor: Warren Fahy

Editora: Porto Editora

Quando a tripulação e elenco do reality show «Sealife» encontra a inexplorada ilha Henders, no Pacífico Sul, rapidamente percebem que não se trata de um paraíso. A ilha desenvolveu-se num total isolamento do resto do mundo, densa e habitada pelas mais exóticas e inimagináveis espécies predadoras. Excerto

Título: Lavínia

Autor: Ursula K. Le Guin

Editora: Presença

Lavínia é uma homenagem à epopeia que Virgílio. A narradora, a segunda mulher de Eneias, fala-nos da sua infância e juventude idílicas num mundo pré-helénico e pré-romano, cheio dos ritmos e dos ritos que o sagravam. Um romance de uma rara qualidade poética que tem tanto de histórico como de mítico.

Título: O voo da cotovia

Autor: Kathryn Erskine

Editora: Presença

Caitlin é uma menina de dez anos muito especial. Por sofrer da síndrome de Asperger, tudo o que não seja a preto e branco é-lhe confuso. Dantes, podia contar com a ajuda do irmão mais velho, Devon, mas agora já não é assim. Para conseguir «fazer o luto», Catlin terá de descobrir que o mundo está na realidade cheio de cores – estranhas e belas.

Título: Artemis Fowl 2: incidente no Ártico

Autor: Eoin Colfer

Editora: Vogais

Artemis Fowl, com apenas treze anos, é o maior génio criminoso de sempre, responsável por todos os grandes golpes da década. Neste segundo volume, recheado de enigmas e muita ação, Artemis Fowl lança-se em auxílio do pai, preso pela máfia russa no Círculo Polar Ártico.

Título: O confronto final

Autor: Tracy Mack & Michael Citrin

Editora: Edições Asa

Sherlock Holmes consegue finalmente desmantelar a rede criminosa do maléfico Professor Moriarty, com o objetivo de capturar o próprio mestre do crime. Mas o Bando de Baker Street vê-se envolvido numa perigosa sucessão de acontecimentos e Holmes decide enviar os jovens para um local seguro.

Título: Percy Jackson e a batalha do labirinto

Autor: Rick Riordan

Editora: Casa das Letras

Neste quarto volume da série Percy Jackson, o tempo está a esgotar-se e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o senhor dos Titãs, está cada vez mais próxima. Mesmo o acampamento dos meio-sangue, o porto seguro dos heróis, torna-se vulnerável, à medida que os exércitos de Cronos se preparam para atacar as suas fronteiras.

Título: Em chamas

Autor: Suzanne Collins

Editora: Presença

No primeiro volume da coleção «Os Jogos da Fome», Katniss oferece-se para substituir a irmã mais nova nos jogos, que têm como lema «matar ou morrer». Contra todas as expetativas, Katniss Everdeen vence a competição e dois tributos conseguem sair da arena com vida. Katniss e Peeta tornam-se agora nos rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos.

Título: O diário de um banana 5

Autor: Jeff Kinney

Editora: Booksmile

O Greg sempre teve muita pressa em crescer. Mas agora, que vai ficando mais velho, começa a perceber que afinal crescer pode não ter assim tanta piada. Sem poder contar com o apoio de Rowley, com quem se zangou no verão, Greg vai ter de enfrentar sozinho problemas como: borbulhas, paixonetas, trabalhos de casa e aborrecidas reuniões familiares.

Título: O senhor dos raios

Autor: Pierdomenico Baccalario

Editora: Presença

Anita, Rick e Jason partem em segredo à procura da Terra Que Morre. Em Kilmore Cove, entretanto, Julia tem de encontrar rapidamente um exemplar do caderno de Morice Moreau para comunicar com os seus amigos e ajudá-los. Os jovens lançam-se numa luta contra o tempo para salvarem aquela terra e o seu último habitante, e descobrirem, de uma vez por todas, o segredo das Portas do Tempo.

Título: Time Riders

Autor: Alex Scarrow

Editora: Civilização

Liam O'Connor, Maddy Carter e Sal Vikram são salvos momentos antes de enfrentarem a morte por alguém que lhes diz: «Pega na minha mão». O propósito da agência secreta que os contrata é resolver problemas na história. As viagens no tempo são uma realidade e há quem queira voltar atrás para mudar o passado. Os Time Riders existem para evitar que as viagens no tempo destruam o mundo.