Introdução  |  Tarefas  |  Bibliografia

A importância de uma alimentação saudável

Atividades e recursos

Educação Para a Saúde

Introdução

Tudo o que ingeres afeta o teu organismo, o teu aspeto e o teu bem-estar.

Durante a adolescência, o teu corpo cresce e transforma-se tão rapidamente que tens necessidades nutritivas especiais. Consoante as escolhas alimentares que fizeres, podes sentir-te bem, com imensa energia, ou frágil e doente. A alimentação influencia não só os teus níveis de energia, mas também a tua aparência.

Ter uma alimentação equilibrada faz toda a diferença. Por isso, se quiseres ter bom aspeto e resistência física para fazeres o que gostas, tens que prestar atenção ao que comes.

Estás numa idade em que começas a fazer as tuas próprias escolhas e deves ter consciência de que nem tudo o que ingeres é bom para ti. Os alimentos com excesso de gorduras ou de açúcar podem prejudicar o teu organismo; outros contêm substâncias que afetam a saúde. Se optares por os ingerir, a decisão é tua, mas podes sempre fazer uma escolha informada. O equilíbrio nutricional ajuda-te a lidar melhor com o stress e protege-te contra um grande número de doenças.

Esta Webquest irá ajudar-te a perceber melhor o que comes. Inclui conselhos sobre como criar bons hábitos alimentares, ementas para os dias de aulas e sugestões de refeições saudáveis.

LAW, Felícia – Tu és aquilo que comes. Porto Editora, 2007.

Escola Básica e Secundária de Valença

Contacto: bevalenca@gmail.com