Ilustração: Frédérique Vayssières

Biblioteca da Escola Básica e Secundária, Valença

Português

Glossário

Abastado

Que possui bens e riquezas.

Ateu

Que não acredita em Deus.

Burguesa

Relativo à burguesia: classe social que não tem títulos nobres ou eclesiásticos, mas domina a vida política, social e económica, através do seu poder financeiro.

Etnografia

Disciplina que tem por objeto a recolha e descrição dos usos, costumes, língua, religião... dos diversos grupos humanos.

Movimento romântico

Movimento artístico, político e filosófico que surgiu na Europa nas últimas décadas do século XVIII. Os autores românticos voltaram-se para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos e ideais utópicos.

Musa

Entidade inspiradora de um poeta ou de um artista; mulher amada.

Almeida Garrett

Em 55 anos de vida, Almeida Garrett foi escritor, deputado, ministro, tribuno e cronista-mor do reino.

Nasceu no Porto, a 4 de fevereiro de 1799, no seio de uma família burguesa, num meio abastado, e recebeu uma formação clássica e humanística, de acordo com o ideal de cultura setecentista.

Ainda adolescente foi viver para os Açores, para Angra do Heroísmo, quando as tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal. Foi instruído pelo tio, D. Alexandre, bispo de Angra. Em 1816, em Coimbra, matriculou-se no curso de Direito. Em 1820, liderou os estudantes liberais e viu impresso Hino Patriótico.

O Retrato de Vénus, que publicou em 1821, custou-lhe um processo por ser considerado materialista, ateu e imoral. Neste mesmo ano, a sua família passou a usar o apelido de Almeida Garrett.

Dois anos mais tarde foi obrigado a emigrar para Inglaterra, onde aprendeu a conciliar tradição e inovação, assimilando o verdadeiro espírito democrático, que o inspiraria daí em diante. Foi em Inglaterra que tomou contacto com o movimento romântico, descobrindo Shakespeare e Walter Scott, entre outros autores.

Almeida Garrett foi um dos maiores impulsionadores do teatro em Portugal e uma das maiores figuras do romantismo português. Foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática. Pioneiro de um trabalho próximo da etnografia, fixou, em poesia, contos e lendas de literatura oral popular em Romanceiro.

Garrett foi também um homem de muitos amores. Separado da esposa, Luisa Midosi, com quem se casou em 1822, quando esta tinha apenas 14 anos de idade, passou a viver com D. Adelaide Pastor até à morte desta, em 1841. A partir de 1846, a sua musa foi a viscondessa da Luz, Rosa Montufar Infante, andaluza casada, desde 1837, com o oficial do exército português Joaquim António Velez Barreiros.

Morreu no dia 9 de dezembro de 1854.