Ilustração: Frédérique Vayssières

Biblioteca da Escola Básica e Secundária

Texto informativo

Glossário

Harvard

A Universidade de Harvard, a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos, é uma das mais prestigiadas universidades do mundo.

Nerd

Pessoa com dificuldades de relacionamento, que só se interessa por um assunto, geralmente algum tema técnico da área de ciências exactas.

Ranking

Posição numa lista ordenada.

Vertiginosa

Que se movimenta com muita rapidez.

A Rede Social · Like  · Comment  · Share

A Rede Social é uma história de Harvard, onde se diz que os estudantes, em vez de procurar, preferem inventar um emprego.

Em Harvard há uma enorme concentração de génios por metro quadrado. Mas são apenas miúdos. O que torna tudo muito mais impressionante. Os seus projectos ultrapassaram todos os limites imagináveis. O Facebook, criado por Mark Zuckerberg, o Google e o Youtube, são as empresas com um maior número de clientes. Muito mais do que a Coca-Cola, a Nike ou a Nintendo. Controlam o mundo, mas os seus criadores, ao tempo da sua criação, não tinham ainda 21 anos.

Com o filme A Rede Social, o realizador David Fincher apanha a onda no exacto momento em que ela rebenta. Este não é um filme dos nossos dias, é do «agora». Capta o espírito de uma geração que transporta megabytes de informação e faz links em todas as direcções, à velocidade vertiginosa de um clic.

Com A Rede Social, regenera-se a carreira de um realizador irregular. O filme tem uma dinâmica notável e megabytes de tensão dramática, clareza e rapidez. Pode mesmo dizer-se que mantém o espectador online, mesmo naquelas cenas cheias de pormenores informáticos em que não conseguimos fazer login. No fundo conta-se aqui o extraordinário caso de um desses génios da informática, um bocado hiperactivo, que usa blusões Gap e chinelos de piscina, sem o mínimo charme pessoal nem qualquer popularidade entre as miúdas.

O produto que criou começou por ser um ranking das raparigas mais giras da universidade. Actualmente, é uma central com 500 milhões de utilizadores. O pequeno nerd tornou-se o mais jovem multimilionário do mundo.

Há uma ironia latente a todo o filme. O Facebook é uma rede social inclusiva. Permite, por um lado, seleccionar, por outro alargar e manter o contacto. Mas na sua base está um excluído. Mark foi excluído pela namorada, pelos amigos, pelas elites de Harvard, pelo mundo em geral. E democratizou uma plataforma que outros queriam exclusiva. Genialmente, essa exclusividade passou a ser controlada pelo próprio utilizador, cada um cria o seu clube social. Uma coisa assim, que une tanta gente, só poderia ter sido inventada por um homem só.

CARVALHO, Ana Margarida de - O filme, like, comment, share. Visão. N.º 922 (2010), p. 134.