Ilustração: Frédérique Vayssières

Biblioteca da Escola Básica e Secundária

Texto informativo

Glossário

Expediente

Meio para resolver um problema ou encontrar uma solução.

Ilhas Fiji

A República de Fiji é um país insular da Oceânia.

Infrutíferas

Inúteis; que não produziram resultados.

Tokelau

Pequeno território da Polinésia, sob administração da Nova Zelândia, que corresponde às ilhas do mesmo nome, também conhecidas como Ilhas da União.

.

# Quiz

Três rapazes sobrevivem 50 dias à deriva no oceano Pacífico

Três adolescentes a bordo de um pequeno barco acabaram por viver uma incrível história de sobrevivência em alto mar.

Esperaram por eles, procuraram-nos, deram-nos como perdidos e até lhes fizeram o funeral quando as buscas levadas a cabo pela Força Aérea da Nova Zelândia se revelaram infrutíferas. Mas, afinal, os três rapazes que, a 5 de outubro, tinham desaparecido a bordo de um pequeno barco de alumínio nas ilhas Tokelau, um território no oceano Pacífico sob administração neozelandesa, estavam vivos. Após 50 dias à deriva, foram resgatados por uma embarcação de pesca ao largo das Fiji.

«Aproximámo-nos deles e perguntámos se precisavam de ajuda. A resposta foi um eufórico 'Sim'», relatou à BBC Tai Fredricsen, o patrão da embarcação de pesca do atum que recolheu os rapazes. «Eles mostraram muita coragem, muita força mental. Fisicamente afetados, mas o moral era muito forte. Todos apresentavam queimaduras solares bastante severas».

No momento em que perderam contacto com terra, Samu, Filo e Edward tinham a bordo um pequeno fornecimento de cocos. Foi essa a sua fonte de alimento durante os primeiros dias, até se esgotar. Duas semanas antes de serem encontrados, conseguiram deitar a mão a uma ave marinha que pousou no barco e comeram-na.

Durante a maior parte do tempo, sobreviveram sem qualquer alimento sólido. Limitavam-se a beber água doce que conseguiam recolher numa lona durante a noite. Mas até esse expediente começou a falhar: segundo contaram aos seus salvadores, nos últimos dias tinham começado a ingerir água salgada, um procedimento que poderia revelar-se fatal a curto prazo.

Para já, os 50 dias à deriva garantem aos jovens de Tokelau o sexto lugar na tabela oficiosa dos recordes de sobrevivência em alto mar, uma lista liderada pelos três pescadores mexicanos que, entre 2005 e 2006, passaram nove meses à deriva no oceano Pacífico. Mas a mera contabilidade do tempo não conta toda a história: o sexto lugar pertencia até agora a dois birmaneses que aguentaram 26 dias à tona quando o seu barco se afundou ao largo da Austrália. Fizeram-no dentro de uma arca frigorífica.

Fonte: FRANCISCO, Luís - Três rapazes sobrevivem 50 dias à deriva no oceano Pacífico. Público [Em linha]. [consult. 29-11-2010]. Disponível em <http://jornal.publico.pt/>