Ilustração: Frédérique Vayssières

Biblioteca da Escola Básica e Secundária

Literatura e Mitologia

Glossário

Antiguidade

Espaço de tempo que decorre entre o início da época histórica e a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d. C.

Antiguidade Clássica

A história da Grécia e de Roma Antigas.

Atenas

Capital e maior cidade da Grécia. Na Antiguidade, foi uma poderosa cidade-estado e um centro de cultura muito importante

Atípica

Que se afasta do normal

Deidade

Deus ou deusa pagãos; divindade mitológica

Demanda

Procura; tentativa de encontrar ou de obter alguma coisa ou alguém

Mitologia

Conjunto de narrativas fabulosas, das lendas ou dos mitos próprios de um povo, uma civilização ou uma religião

Olimpo

Local habitado pelos deuses

Oráculo

Divindade; resposta que, na Antiguidade, uma divindade dava aos que a consultavam, na tentativa de prever o futuro

.

# Quiz Percy Jackson e os ladrões do Olimpo

Percy Jackson e os ladrões do Olimpo

Os deuses do Olimpo estão vivos em pleno século XXI. Ainda se apaixonam pelos mortais e têm filhos que podem transformar-se em grandes heróis ou enfrentar um destino terrível. Apenas alguns descobrem a sua verdadeira identidade e chegam ilesos à Colina dos Mestiços, um campo de treino destinado aos semideuses.

Esta é a revelação que lança o jovem Percy Jackson numa demanda para ajudar o pai a evitar uma guerra entre os deuses. Com a ajuda de Grover e Annabeth, filha de Atena, Percy atravessa os EUA para encontrar o ladrão da arma de destruição massiva original, o raio de Zeus.

Percy é avisado pelo Oráculo da traição de um amigo e, ao longo do percurso, os três amigos enfrentam inimigos mitológicos determinados a detê-los.

Os deuses gregos

Zeus  Na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Os seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho.

Posídon  Deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Neptuno. Numa famosa disputa entre Posídon e a deusa Atena, para decidir qual dos dois seria o padroeiro de Atenas, ele criou a fonte da Acrópole, mas Atena conseguiu superá-lo criando a oliveira.

Hades  Deus do submundo e das riquezas dos mortos. Segundo a lenda, o poder de Hades, Zeus e Posídon era equivalente.

Atena  Deusa grega da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa. Filha de Zeus e de Métis, a sua primeira mulher. Atena ensinou aos homens praticamente todas as atividades, como a pesca, o uso do arco e da flecha, a costura, a dança e, como saiu da mente de Zeus, a sua marca é a inteligência.

Ares  Deus da guerra, filho de Zeus e Hera.

Dionísio  Deus grego das festas, do vinho, do lazer e do prazer. Filho de Zeus e da princesa Semele, foi o único deus filho de uma mortal, o que faz dele uma divindade grega atípica.

Criaturas mitológicas

Sátiros  Na mitologia grega, eram entidades naturais, metade humanas e metade bodes.

Fúrias  Três divindades que administravam a vingança divina. Viviam no mundo subterrâneo e puniam todas as ofensas dos homens.

Minotauro  Meio homem e meio touro, vivia no Labirinto construído por Dédalo, a pedido do rei Minos, de Creta, para manter o monstro afastado do seu povo.

Moiras  Estas três irmãs determinavam o destino dos deuses e dos homens. Eram responsáveis por fabricar, tecer e cortar aquilo que seria o fio da vida de todos os indivíduos.

Jogo online

Regista-te, acede a Mythology e explora uma ilha fantástica em:

www.poptropica.com

Visiona o trailer em: www.poptropica.com/mythology_island.html