Biblioteca da Escola Básica e Secundária

De que modo os matemáticos mudaram o mundo?

Há séculos que os matemáticos fazem experiências com números e conceitos. Isto conduziu a descobertas notáveis que mudaram as nossas vidas e que, muitas vezes, ocorreram por acaso.

Compreender o Universo  No início do século XVII, o matemático e astrónomo alemão Johannes Kepler fez experiências com formas e percebeu como os planetas e o Sol se relacionavam entre si. Elaborou a teoria de que a teoria de que os planetas descrevem órbitas elípticas (ou ovais) em redor do Sol – e não circulares. As suas descobertas ajudaram astrónomos posteriores a prever o modo como os planetas e as suas luas se deslocam pelo espaço.

Arte e perspetiva  Durante milhares de anos, os artistas tiveram dificuldade em desenhar distâncias exatas entre objetos. No século XV, o engenheiro italiano Brunelleschi inventou um truque: para indicar a distância, desenhou duas linhas que se uniam num ponto no horizonte, representando linhas paralelas, como os lados de uma rua.

Linguagem informática  George Boole, matemático britânico do século XIX, inventou a lógica booleana – um sistema que atribui valores a proposições. Segundo este sistema, se uma proposição for verdadeira é-lhe atribuído o valor «1», se for falsa é «0». A lógica booleana tornou-se a base do modo de funcionamento dos computadores.

Arcos resistentes  As pontes são muitas vezes sustentadas por arcos. A forma de um arco permite que o peso da ponte seja distribuído pelo arco até aos apoios em cada extremidade, em vez de fazer pressão no centro. Os matemáticos da Roma antiga encontram-se entre os primeiros a usar este modelo para construir enormes pontes e aquedutos.

Mapas e estudos  René Descartes, matemático francês do século XVII, inventou um novo sistema para localizar sítios em mapas, segundo o qual qualquer ponto pode ser descrito pela sua distância ao longo de uma linha horizontal (eixo x) e uma linha vertical (eixo y), a partir de um ponto específico. Isto é conhecido como sistema de coordenadas cartesianas. As coordenadas encontram-se em mapas de países, rodoviários, arqueológicos, gráficos informáticos e até em mapas de tesouros.

Engenharia aeroespacial  Para construir um foguetão, os engenheiros têm de calcular vários aspetos, incluindo a melhor trajetória de lançamento, a quantidade de combustível necessária e a velocidade que tem de atingir para se libertar da gravidade da Terra. Muitos destes cálculos baseiam-se nas leis da força e do movimento descobertas pelo matemático e físico britânico do século XVII, Isaac Newton.

Pesquisar na Internet  Nos EUA, no final do século XX, os cientistas informáticos Larry Page e Sergey Brin aplicaram um tipo de matemática chamado otimização para inventar uma ferramenta para pesquisas na Internet. A ferramenta inicial destinava-se a pesquisar documentos científicos e a descobrir quais os que debatiam as descobertas de cada um. Mas cedo evoluiu e se tornou a base do motor de busca na Internet conhecido como Google.

FRITH, Alex; LACEY, Minna; GILLESPIE, Lisa Jane – O que é isto da Matemática? Texto, 2012.