Biblioteca da Escola Básica e Secundária

TIC

Glossário

Apple

Empresa multinacional norte-americana do ramo da eletrónica e informática, famosa pelo fabrico do computador Macintosh, o MAC, com um sistema operativo próprio.

IBM

Empresa americana na área da informática cuja história remonta ao século XIX.

Interface gráfico

Permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais.

Microchips

Circuitos em pequenos pedaços de silicone, cobertos por um invólucro de plástico.

.

# Quiz PDF

História marada de computadores marados

Primeiro os computadores pesavam três toneladas e somavam dois mais dois – com muita sorte... Depois apareceu o microchip e os primeiros computadores pessoais. Agora temos computadores mais pequenos, mais rápidos, com grandes memórias e a dominarem o mundo.

1886 – O alemão Herman Hollerith constrói uma máquina de classificação que funciona através de cartões com furos. A sua empresa aumenta e junta-se a outras até que...

1924 – Muda de nome para International Business Machines, ou IBM. Thomas Watson é o primeiro presidente da empresa. Uma das suas primeiras decisões é colar cartazes por todo o lado dizendo aos seus empregados aquilo que quer que eles façam. Os cartazes têm uma palavra escrita: «PENSEM.» E é isso que eles fazem. A IBM torna-se na maior empresa de computadores do mundo.

1939-1942 – O norte-americano John J. Atanasoff concebe e constrói uma máquina de calcular chamada ABC. é a primeira máquina identificável como um computador eletrónico digital, porque alguns dos seus componentes eletrónicos substituem as rodas e alavancas utilizadas até então.

1941-1944 – A primeira máquina de calcular completamente elétrica é concebida e construída por Alan Turing em Inglaterra. Chama-se Colossus, mas oficialmente não existe! Está a ser usada para decifrar os códigos das mensagens ultrasecretas de Adolf Hitler durante a segunda guerra mundial, portanto tem de ser ainda mais ultrasecreta.

1943-1945 – Nos EUA, o primeiro computador de uso geral é construído na Universidade da Pensilvânia. Chama-se ENIAC e pode usar programas diferentes. Todavia, mudar de um programa para o outro não é fácil: os fios têm de ser todos trocados!

1947 – Os dias do computador com tamanho de dinossauro já estão contados. é inventado um aparelho chamado transístor. Faz o mesmo trabalho que os tubos grossos usados nos computadores até aí, mas é muito mais pequeno. A revista Popular Mechanics está tão entusiasmada que prevê que os computadores possam um dia pesar não mais de uma tonelada e meia!

1948 – A Máquina MAD MK1, alcunhada de «Bebé», é controlada por interruptores que foram aproveitados de rádios de velhos aviões de guerra. é o primeiro computador que pode obedecer a um programa gravado. Mede 4,5 m de comprimento e 2,5 m de altura.

1967 – A primeira máquina de multibanco controlada por computador é colocada no Banco Barclays, em Londres.

1969 – Agora os dias do transístor estão contados, porque o chip de silicone ou microchip, a base dos computadores modernos, é inventado.

1975 – O primeiro computador pessoal, o Altair, é posto à venda. Não se assemelhava de todo aos computadores atuais. A informação era inserida através de interruptores e os resultados eram mostrados por um conjunto de luzes que piscavam. E isso só acontecia depois de se montar o aparelho, que era fornecido em peças.

1980 – No início dos anos 80, o presente de Natal mais vendido para crianças é um computador doméstico, o Sinclair Spectrum. é uma combinação de teclado e computador que se liga à televisão e dá para jogar.

1981 – A IBM introduz o seu primeiro PC (Computador Pessoal). Daqui para a frente, a maioria dos computadores pessoais do mundo seguem a mesma conceção – e diz-se serem «compatíveis».

1984 – A exceção são os PC fabricados pela empresa Apple, especialmente o Apple Macintosh (abreviado, MAC). Em vez de estar à espera que os utilizadores escrevam lentamente os comandos, os MAC da Apple são mais amigáveis – funcionam com os utilizadores a apontar para símbolos no ecrã do computador, ou seja, com um «interface gráfico».

1985 – Um aspeto semelhante é dado aos PC da IBM por um sistema chamado «Windows» da empresa Microsoft. Esta empresa tinha sido formada em 1975 por dois estudantes universitários, Bill Gates e Paul Allen.

De 1985 em diante – Os computadores tornam-se gradualmente mais pequenos e mais rápidos.

COLEMAN, Michael - Apanhados dos bits. Europa-América, 2002.