Biblioteca da Escola Básica e Secundária

História

Glossário

Escandinávia

A Escandinávia é uma região geográfica e histórica do norte da Europa e que abrange, no sentido mais estrito, a Dinamarca, a Suécia e a Noruega.

Escrita rúnica

As runas são um conjunto de alfabetos relacionados que usam letras características. Eram usadas nas línguas germânicas, principalmente na Escandinávia e nas ilhas Britânicas.

Eslavos

Indivíduos pertencentes aos povos da Europa central e oriental.

Incursão

Investida em território inimigo.

.

# Quiz

Os vikings

Ilustrador: Jimmy HolderSituada no norte da Europa, a Escandinávia é habitada por dinamarqueses, noruegueses e suecos. Na sua maioria agricultores e criadores de gado, tinham uma língua e uma escrita comuns. Entre os séculos VIII e XI sulcaram os mares em busca de riquezas e glória. Estes marinheiros guerreiros eram os vikings.

Uma terra difícil  O vasto território escandinavo era, na sua maior parte, constituído por terras frias e quase estéreis. Como as florestas, os lagos, os pântanos e as montanhas deixavam pouco espaço livre para a agricultura, os escandinavos voltaram-se para o mar. Eram excelentes marinheiros.

As incursões  Em 789, três navios vindos da Noruega atacaram um pequeno porto no sul de Inglaterra: foi esta a primeira incursão viking. Ao longo do século IX, do Mar do Norte ao Mediterrâneo, os vikings tomaram de assalto muitas cidades costeiras, penetrando no interior das terras e subindo os rios. Em seguida, os seus navios – os drakkares – regressavam à Escandinávia carregados com o produto dos saques.

As rotas de Leste  Estes conquistadores eram também comerciantes que subiam os grandes rios a bordo dos seus navios, leves e de fácil manejo, carregados de peles, mel e escravos. Os eslavos chamavam Ruços a estes aventureiros do norte. Em 882, fundaram o reino de Kiev, que deu origem à Rússia.

O Atlântico Norte  No século IX, os vikings tomaram conhecimento da existência de terras férteis a norte da Escócia. Defrontando um mar desconhecido, atingiram as costas da Islândia. Mais tarde, em 981, o viking Eric, o Vermelho, chegou à Gronelândia.

À conquista da Europa  Às dezenas, os navios vikings subiam o Reno e o Sena, pilhando prata, joias e reservas de alimento por onde iam passando. Em 885, atacaram Paris. Mas estes piratas depressa se transformaram em verdadeiros conquistadores. Em 991, conseguiram que o rei de França lhes entregasse a Normandia.

Os vikings instalam-se  Em 1100, as incursões deixaram de verificar-se. Os vikings misturaram-se com as populações locais, impondo-se por vezes pela força. Outros povoaram terras desertas, como a Islândia.

Perruddin, Françoise - Civilizações antigas. Fleurus, 2010.