Biblioteca da Escola Básica e Secundária

História

Glossário

Revolução Russa de 1917

Período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lenine. Recém-industrializada e a sofrer as consequências da Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses. O governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética.

.

# Quiz

União Soviética

Nascida do caos da Revolução Russa de 1917, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), ou União Soviética, foi o primeiro país comunista do mundo. Durante os seus 75 anos de história tornou-se uma das maiores potências mundiais, desempenhando um papel importante no mundo da política e alcançando um enorme desenvolvimento tecnológico. No entanto, não deu aos seus habitantes nem prosperidade nem liberdade. Os esforços de reforma do sistema falharam e, em 1991, as repúblicas acabaram por se separar.

O estado soviético. A União Soviética compunha-se de várias repúblicas governadas por conselhos conhecidos por sovietes. O Estado controlava rigorosamente todos os aspetos da vida privada e pública. Dispunha da indústria e da agricultura; a imprensa era censurada e a vida cultural tinha como objetivo a glorificação do sistema comunista. Uma vasta rede da polícia secreta (KGB) controlava a população e eliminava os dissidentes.

Josef Estaline. Estaline (1879-1953) nasceu na Geórgia. Comunista desde muito cedo, apoderou-se do partido em 1923 e da União Soviética em 1924. Tinha poder absoluto. Nos anos 1930, Estaline eliminou a oposição ao seu regime numa série de falsos julgamentos. Os chefes dissidentes foram fuzilados ou presos e centenas de milhares de cidadãos soviéticos foram condenados a trabalhos forçados na Sibéria ou nas regiões árticas.

Estaline, Lenine e Kalinin, em 1919

A URSS na guerra. A 22 de junho de 1941, 79 divisões alemãs invadiram a União Soviética para a envolver na guerra do lado da Inglaterra e, mais tarde, dos EUA. Embora os alemães tivessem ocupado enormes áreas da União Soviética ocidental, não conseguiram ocupar Moscovo antes do inverno e sofreram uma tremenda derrota em Estalinegrado, em janeiro de 1943. A cidade resistiu durante 900 dias até à chegada de mantimentos. Os bombardeamentos, a fome e o frio mataram milhares de sitiados.

Consequências da guerra. Grande parte da região ocidental do país foi destruída pela guerra e mais de 20 milhões de pessoas morreram. Para evitar ocorrências destas no futuro, as tropas soviéticas ocuparam parte da Europa ocidental após 1945, com governos comunistas.

Superpotência. A URSS emergiu da Segunda Guerra Mundial como uma superpotência. Competiu com os Estados Unidos em proezas científicas e militares, usando em 1949 as sua primeira arma nuclear. Não ocorreu um conflito armado direto entre as duas partes na chamada Guerra Fria, mas os sovietes apoiaram nações como o Vietname em conflitos com os EUA.

Fonte: Enciclopédia ilustrada da família. Civilização Editora, 2001.