Biblioteca da Escola Básica e Secundária

Química explosiva

Neste livro vais descobrir os fascinantes segredos da Química: misturas verdes e efervescentes, poções abjetas, explosões, detonações e descobertas astuciosas.

.

# Quiz

Os átomos são medonhamente terríveis. Terrivelmente pequenos são o que são e também são muito importantes. Tudo no mundo é constituído por átomos... até tu.

Quando os átomos se agrupam, formam-se moléculas e, quando perdem ou ganham eletrões, transformam-se em iões. Estas três partículas - átomos, moléculas e iões - formam a matéria.

Podes colocar um milhão de átomos em linha e eles cobrem somente o ponto final que se encontra no fim desta frase. Se os apertares um bocadinho, consegues enfiar 1 trilião de átomos na cabeça de um alfinete. Mas se os átomos são tão pequenos, como podemos saber que existem?

Aposto que não sabias! Hoje em dia, os cientistas podem ver os átomos e até mesmo fotografá-los, utilizando um microscópio eletrónico de varrimento com efeito de túnel. Este brinquedo brilhante mede a força elétrica entre os átomos num ponto único, produzindo imagens magníficas que se parecem de modo singular com bolas de ténis-de-mesa!

Os átomos aparecem em mais de uma centena de variedades diferentes, conhecidas como elementos. Durante anos, o conhecimento da Química esteve no caos, enquanto os químicos confusos tentavam classificar estas substâncias químicas. A ideia dos elementos foi concebida por um enfadonho cientista britânico, John Dalton.

Dalton defendeu a existência de átomos com base nos seus trabalhos experimentais. Segundo ele, os átomos poderiam combinar-se formando moléculas.

Hoje, sabemos que existem diferentes tipos de átomos e que os átomos e as moléculas são unidades estruturais da matéria.

Aposto que não sabias!  Podes pensar que a água escorre, que o ferro é sólido e o oxigénio é um gás. Errado, errado e ERRADO outra vez! De facto, cada substância química pode ser um sólido, um líquido ou um gás, depende somente da temperatura a que esta se encontra, num determinado momento. Abaixo de 0º a água é um objeto sólido, ao qual chamamos gelo; acima desta temperatura, a água torna-se em... bem... água, e acima de 100º C, a água ferve e torna-se num gás, a que provavelmente chamas vapor de água.

O oxigénio não se incendeia por si só, mas quando misturado com outros gases arde horrivelmente bem. Em 1996, um paciente num hospital removeu a máscara de oxigénio debaixo dos lençóis para fumar um cigarro. A sua cama, cheia de oxigénio e em presença do cigarro aceso, explodiu!

Para ficares a saber por que é que a ciência nunca foi tão horrível, consulta o livro, ou requisita-o para leitura domiciliária, na tua biblioteca escolar.