Biblioteca da Escola Básica e Secundária

Física e Química

Glossário

Cicuta

Planta muito venenosa.

Escorbuto

Doença de curso lento, atribuída à falta de vitaminas nos alimentos.

Molécula

Conjunto de átomos.

Salgueiro

Designação comum a várias espécies de árvores, de ramos flexíveis e pendentes, que crescem junto a cursos de água ou em terrenos húmidos.

.

# Quiz

Ácidos horríveis

Eles estão à espreita nos limões, no vinagre, nas folhas de chá e até nas baterias dos automóveis. Alguns deles têm moléculas assassinas que rasgam em pedaços outras substâncias químicas bem mais simpáticas. É temível o que podem alcançar. Será que podes encarar os factos?

Mas nem todos os ácidos são assim tão temíveis. Algumas vezes podem até ser bastante úteis...

Factos ácidos úteis

1 – Os aminoácidos são moléculas que se juntam para produzir as proteínas. A maior parte do teu corpo é feita de proteínas.

2 – Ácido ascórbico é outra designação para a vitamina C. Este composto químico útil encontra-se na fruta fresca e previne o escorbuto, uma doença mortal. A vitamina vital foi descoberta por dois químicos diferentes que gastaram o resto das suas vidas a discutir quem tinha sido o primeiro!

3 – Gostas dos sabores a sumo de laranja ou a sumo de limão? Bem, eles são ácidos. Sim, o ácido cítrico ajuda a produzir o sabor do sumo.

4 – O ácido algínico encontra-se nas algas. É útil para manter os bolos húmidos e, quando adicionado a ligaduras, ajuda a estancar o sangue! Também é utilizado no fabrico de gelados, para evitar a separação dos vários ingredientes. Podes divertir os teus amigos dizendo-lhes que os seus gelados tiveram por origem as algas.

5 – O ácido salicílico é utilizado na produção de aspirina. Sim, o comprimido milagroso contra as dores é um ácido. Foi pela primeira vez encontrado em barcos de madeira de salgueiro. Outrora, as pessoas mastigavam a madeira, para fazer baixar a febre. Não experimentes isto; sabe pessimamente.

6 – Ácidos horrivelmente úteis foram uma vez utilizados na produção de couros. Estes ácidos tânicos, provenientes das bolotas ou da madeira de cicuta venenosa, matavam os germes que provocavam o apodrecimento do couro. Os ácidos encontram-se também em muitas outras substâncias, incluindo madeira de árvores, ou mesmo numa chávena de chá, mas felizmente não prejudicam as pessoas. Existem outros ácidos que são completamente inúteis.

A temível chuva ácida

O que têm em comum os seguintes lugares: a Acrópole, em Atenas, a catedral de S. Paulo, em Londres e o Lincoln Memorial, em Washington? Desistes? Foram todos dissolvidos... pela CHUVA! A indústria e o tráfego produzem dióxido de enxofre, que é um gás; este gás torna a chuva ainda mais ácida. Em 1974, a chuva que caiu na Escócia era tão ácida como sumo de limão. Isto devia ter deixado as pessoas com um sabor um tanto ou quanto azedo.

Os vulcões tornam este problema ainda pior. Em 1982, o vulcão El Chichin, no México, vomitou milhares de toneladas de gás ácido!

Matou milhões de árvores.

Fez coisas terríveis aos peixes. Eles não cresceram e o ácido dissolveu-lhes os ossos!

As chuvas ácidas não dissolvem as pessoas, mas com alguma piada podem tornar o teu cabelo azul. Estas reagem com o cobre das canalizações formando o sulfato de cobre, que provoca a interessante variação de cor.

ARNOLD, Nick - Química explosiva. Publicações Europa-América, 2001.