Biblioteca da Escola Básica e Secundária

Física e Química

Glossário

Amplitude

A altura que um som tem. Ondas sonoras mais fortes significam sons mais altos, ou de maior amplitude. A palavra amplitude vem de «amplo», que também significa grande.

Frequência

O número de vibrações por segundo que constituem um som. Podem ser incrivelmente rápidas. Por exemplo, o guincho de um morcego equivale a umas fantásticas 200000 vibrações por segundo. Uma frequência mais alta torna o som mais alto e é por isso que os morcegos guincham em vez de rosnar. A propósito, a frequência é medida em hertz. Portanto, uma frequência mais alta produz mais hertz.

Ressonância

Acontece quando as vibrações atingem um objeto em determinada frequência, fazendo com que estremeça. As vibrações tornam-se cada vez mais fortes e o som cada vez mais agudo. Pode acabar por tornar-se realmente ensurdecedor.

Tom

Som com uma só frequência. Poderás produzir um tom batendo com um objeto especial chamado diapasão numa superfície lisa.

.

# Quiz

Ondas sonoras velozes

Quando bates as palmas, o som que escutas é uma onda sonora. As ondas sonoras estão sempre a acontecer ao teu redor. Elas propagam-se para o exterior, tal como a ondulação num lago quando atiras uma pedra para a água. Mas nem todas as ondas são iguais...

Alguns factos

Nome: Ondas sonoras

Factos básicos: Uma onda sonora acontece quando as minúsculas moléculas do ar são impelidas vigorosamente umas contra as outras e voltam a separar-se de novo. À medida que se separam, algumas moléculas impelem outras para mais longe. Assim, tens uma onda de moléculas em movimento para o exterior, como a ondulação num lago.

Detalhes horríveis: Não é seguro estar perto de um sino quando ele toca. As poderosas ondas sonoras do enorme sino da Catedral de Notre Dame, em Paris, podem fazer rebentar os vasos sanguíneos do teu nariz. Alguns visitantes ficam com horríveis hemorragias nasais.

Aposto que não sabias!

Apenas poderás ouvir som quando existir ar ou outra substância em redor para transmitir as ondas sonoras. No espaço não poderás ouvir som porque não existe ar. Assim, se fores atacado por um monstro espacial, ninguém poderá ouvir os teus gritos!

Os cientistas utilizam uma máquina espantosa, chamada osciloscópio, para medir as ondas sonoras. As ondas sonoras fazem um feixe de eletrões (pequenas partículas de elevada energia) saltar no ecrã. Eis como uma onda sonora parece...

Uma onda sonora aparece como uma curva ou ziguezague. Quanto maior for o pico, maior a amplitude (nível sonoro).

Vibrações mais rápidas =

Picos mais juntos =

Frequência mais elevada =

Som mais agudo

Vibrações mais lentas =

Picos mais afastados =

Frequência mais baixa =

Som mais grave

Frequência fantástica

A frequência é medida em Hertz (Hz) — são as vibrações por segundo. Os teus ouvidos sempre alerta podem captar sons de baixa frequência a partir de 25 vibrações por segundo e podem ouvir até umas 20 000 vibrações por segundo, capazes de fazerem estalar os ouvidos.

Os sons de alta frequência incluem...

O guincho de um rato.

O guincho de um humano ao ver o rato.

Uma corrente de bicicleta a precisar de óleo.

Os sons de baixa frequência incluem...

O rugir de um urso.

O teu estômago a rugir antes do almoço.

ARNOLD, Nick - O desatino dos barulhos. Mem Martins: Publicações Europa-América, 2003.