Introdução

Desafios

Clássicos

Jogos

Trailers

Sessões

Recursos

Os três mosqueteiros (1844)

Inspirado em factos e personagens reais, como o cardeal Richelieu, o rei Luís XIII e a rainha Ana de Áustria, Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas, é uma obra muito bem humorada sobre as façanhas do jovem fidalgo D' Artagnan e dos seus leais amigos, Athos, Porthos e Aramis.

1. Lê um excerto do primeiro capítulo.

2. Resolve o kit de atividades.

 

Ilustração: Simon WilliamsAs aventuras de Alice no País das Maravilhas (1865)

Há aventuras que nos transformam, mas o caso de Alice é único e especial: a partir do momento em que descemos com ela pela toca do coelho, deixamos de saber o que nos espera ao virar de cada página. A obra foi traduzida para todas as línguas, contada, adaptada e readaptada a todas as formas artísticas.

1. Lê um excerto do primeiro capítulo.

2. Vê o trailer do filme de Tim Burton.

3. Resolve o kit de atividades.

 

A volta ao mundo em 80 dias (1873)

Phileas Fogg, um aristocrata inglês, faz uma aposta arrojada com os membros do seu clube em como dará a volta ao mundo em 80 dias. Parte, então, acompanhado pelo seu criado Passepartout. Para vencer o desafio, tem que regressar a Londres no dia 21 de dezembro de 1872. Acusado de estar por detrás do assalto ao Banco de Inglaterra, é perseguido pelo detetive Fix. Do Egito à Índia, da China aos Estados Unidos e de volta a Inglaterra, Júlio Verne transporta-nos numa jornada emocionante através dos diversos continentes.

1. Lê um excerto do primeiro capítulo.

 

A ilha do tesouro (1883)

A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson, foi pensado como um romance para adolescentes, um livro de aventuras clássico, com paisagens inóspitas, oceanos sem fim, navios e tempestades, homens bons e maus, piratas e marinheiros e um jovem ingénuo apostado em descobrir a ilha que escondia um tesouro. No entanto, o livro transformar-se-ia num clássico imortal de todas as idades e de todas as gerações.

1. Lê um excerto do primeiro capítulo.

2. Resolve o kit de atividades.

 

As aventuras de Huckleberry Finn (1884)

Para se esconder de um pai prepotente e alcoólatra, Huck Finn foge para ilha de Jackson, onde conhece Jim, um escravo em fuga. Juntos, os rapazes atravessam o Mississippi numa jangada, em busca da liberdade que não encontram na chamada «civilização». Este livro, mais do que uma sequela de As aventuras de Tom Sawyer, é considerado a obra-prima de Mark Twain.

1. Lê um excerto do primeiro capítulo.

2. Artigo sobre a censura à obra de Mark Twain.

 

O Corsário Negro (1898)

O Corsário Negro é uma das mais conhecidas obras do italiano Emílio Salgari (1862-1911). A vingança dá o mote para o arranque da aventura.  O fidalgo italiano Emilio de Roccanera persegue Wan Guld, o duque flamengo responsável pela morte dos seus irmãos. Ao longo da narrativa, não faltam perseguições e combates no mar, acostagens, abordagens, e até um caso de amor com tanto de arrebatador como de impossível.

1. Lê um excerto do livro.

2. Resolve o kit de atividades.

 

O jardim secreto (1911)

O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett, conta-nos a história de Mary Lennox, uma criança solitária e indesejada que chega da Índia para viver com o tio em Yorkshire. Entregue a si própria, pouco tem com que se entreter e começa a explorar a casa enorme e sombria, até que numa manhã de sol se depara com um jardim secreto oculto por muros cobertos de hera. Pela primeira vez na sua breve e triste vida, Mary descobre algo que merece a sua afeição e empenha-se em devolver o jardim à sua antiga glória.

1. Lê um excerto do primeiro capítulo.

 

O Hobbit (1937)

O Hobbit é a história das aventuras de um grupo de anões que parte em busca de um tesouro guardado por um terrível dragão. São relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um hobbit apreciador do conforto e de uma vida calma. Encontros com elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversas com o dragão, Smaug, o Magnífico, e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das experiên-cias por que Bilbo passará. O Hobbit é o prelúdio de O Senhor dos Anéis.

1. Lê um excerto do primeiro capítulo.

2. Vê o trailer do filme de Peter Jackson.

 

Esteiros (1941)

Dedicado «aos filhos dos homens que nunca foram meninos», Os esteiros, de Soeiro Pereira Gomes, é um livro de denúncia da injustiça e da miséria social, que conta a história de um grupo de crianças que desde cedo abandona a escola para trabalhar numa fábrica de tijolos. Gineto, Gaitinhas, Malesso, Maquineta, tantos outros, são os operários-meninos dos telhais à beira dos esteiros do Tejo. Sujeitos à dureza do trabalho quando o conseguem arranjar, vadiando ou roubando para comer durante o resto do tempo, apesar de tudo, sonham.

1. Lê um excerto do livro.

Projeto aLeR+