Causas e consequências

Conteúdos de História para o ensino secundário

Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, Valença

Introdução

Grécia antiga

Idade Média

Séculos XVI-XVIII

Século XIX

Século XX

A pesquisa histórica

A pesquisa histórica pode começar com qualquer assunto ou documento que te inspire: uma fotografia, uma carta, ou até um edifício perto de tua casa. O primeiro passo a dar é pensar cuidadosamente no que queres descobrir. É útil começar com uma pergunta, ou com uma sequência de perguntas, mas tenta ser o mais específico possível para delimitares o campo de pesquisa. À medida que fores realizando o teu trabalho, regista não apenas a informação, mas também as fontes de onde a retiraste. Em retrospetiva, podes querer rever alguns dados. Mas, antes de começares, verifica se alguém já fez o trabalho por ti. Pode haver um livro sobre o assunto onde encontres todas as respostas às tuas perguntas. Isso irá poupar-te imenso tempo e esforço! Para além das bibliotecas e do arquivo local, a internet é atualmente uma das fontes mais valiosas, mas não deves esquecer que a informação aqui veiculada nem sempre está correta. Aborda-a com cautela. Em suma, em qualquer trabalho de história, identifica o tema da pesquisa, regista os teus progressos, efetua pesquisas nas bibliotecas locais e questiona a informação recolhida. (Fonte: www.bbc.co.uk)

Processo

Lê atentamente os textos sugeridos, pela ordem apresentada, e resolve as tarefas correspondentes, de acordo com as instruções do(a) professor(a).

Avaliação

Na autoavaliação do teu trabalho, entre outros, podes ponderar os seguintes parâmetros: compreensão dos textos; conhecimento de vocabulário específico; pesquisa, seleção e organização da informação; participação e interesse pessoal manifestado; número de tarefas realizadas.

Bibliografia geral

BLAINEY, Geoffrey Uma muito breve história do mundo. Dom Quixote, 2010.

BRYSON, Bill − Em casa: breve história da vida privada. Bertrand Editora, 2011.

Fernández-armesto, Felipe – Ideias que mudaram o mundo. Civilização, 2005.

LETRIA, José Jorge – A história pelo buraco da fechadura. Casa das Letras, 2011.

LETRIA, José Jorge – Grandes frases de todos os tempos. Oficina do Livro, 2011.

Nova Enciclopédia Larousse. Círculo de Leitores, 1997.

 

 

 

 

Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, Valença

Avenida da Juventude, 4930-596 Valença

Contacto: bevalenca@gmail.com