Introdução  |  Atividades  |  Bibliografia

Animação Sociocultural

Atividades e recursos

Escola Básica e Secundária de Valença

Introdução

A animação sociocultural é uma forma de intervenção social, cultural e educativa que, atualmente, deve ser entendida de um modo sistémico, possibilitando o desenvolvimento de estratégias concertadas como resposta aos novos desafios e realidades das comunidades.

A intervenção do animador, enquanto agente de desenvolvimento, leva-o a posicionar-se como um mediador e potenciador da autonomia dos grupos, procurando que estes tomem consciência da sua realidade e encontrem maneiras de resolver e transformar as condições da sua existência, promovendo, deste modo, uma cidadania de pleno direito.

O animador é um educador, porque tenta estimular a ação, o que supõe uma educação na mudança de atitudes. Tem como objetivo o desenvolvimento social, educativo e cultural do ser humano, de uma forma lúdica e pedagógica, centrando-se nos conceitos de dinamização dos tempos livres e de recreação, tendo sempre presente o desenvolvimento da cultura e da comunidade. Assim sendo, a animação cultural é o instrumento adequado para motivar, promover a socialização, a participação, o lazer e o bem-estar físico e mental. O animador tem de pensar na evolução do ser humano como um todo: a nível cultural, desportivo, educativo e social; tendo como pressuposto a dinamização, a envolvência e a inovação no contexto comunitário/grupo, para desenvolver as funções lúdicas, criativas, educativas, culturais e sociais dos cidadãos e da comunidade.

Contacto: bevalenca@gmail.com