Biblioteca da Escola Básica e Secundária

Texto informativo

Glossário

Autenticidade

Qualidade do que é autêntico, verdadeiro

Cibernautas

Utilizadores da Internet

Frame

Imagem individual de um vídeo

Inusitada

Que causa estranheza por ser fora do comum

LADEE

Sonda Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer

Manipulação

Ato ou efeito de adulterar, falsificar

NASA

Sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço

Sondas não-tripuladas

Engenhos de exploração espacial não habitada, lançados da Terra, destinados a estudar o meio interplanetário ou certos astros do sistema solar

.

# Quiz

De uma só vez, a NASA lançou uma sonda lunar e um sapo

Uma das fotografias tiradas durante o lançamento da LADEE tem uma inesperada personagem – um sapo em pleno voo.

A NASA tem em curso mais uma missão de estudo da atmosfera e do ambiente da Lua, através da sonda Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE). O lançamento aconteceu numa madrugada de setembro, no campo de Wallops, no estado norte-americano da Virgínia. Semanas mais tarde, o momento foi um dos mais partilhados nas redes sociais.

O interesse por sondas não-tripuladas com missões de 100 dias para observar a poeira lunar não aumentou de repente. Nem os cibernautas descobriram em poucos dias a importância de estudar o movimento específico das partículas do solo lunar – que a agência espacial norte-americana desconfia ser a causa do aspeto poeirento do satélite. A razão é inusitada: um sapo.

Uma das centenas de imagens captadas pelas câmaras fotográficas da NASA mostra um sapo, muito provavelmente projetado no ar pela força dos propulsores usados no lançamento, em pleno voo. A coordenadora de imagem da NASA e especialista em redes sociais, Rebecca Roth, confirmou a autenticidade da fotografia.

Não se trata de uma manipulação ou de uma composição, mas de um único frame. Rebecca Roth disse ao site norte-americano que a fotografia foi tirada por uma máquina fixa acionada por som.

Quanto à LADEE, está ainda na órbita da Terra, onde deve permanecer durante cerca de um mês. Só então entrará na órbita lunar.

Fonte: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/de-uma-so-vez-a-nasa-lancou-uma-sonda-lunar-e-um-sapo-1605667