Serviços Projetos Recursos Suporte Conteúdos Contacto

Biblioteca Escolar EBS Muralhas do Minho, Valença

Imagem: Gabi Vasko

Construção de textos de leitura fácil

A linguagem visual está relacionada com o universo concetual do design gráfico. Os textos escritos não são os detentores exclusivos de conteúdos e conceitos. A comunicação ocorre muito frequentemente através de símbolos visuais que, ao transmitirem conteúdo e significado, têm uma função que vai para além de ilustrar.

Os textos de leitura fácil (easy read) oferecem informação em formato acessível. Disponibilizar conteúdos através de uma linguagem simples e com imagens facilita a compreensão.

A metodologia de construção de textos acessíveis tem regras de ortografia, gramática, vocabulário, estilo, ilustração, tipografia, composição, paginação e enquadramento. A objetividade e a simplicidade são diretrizes fundamentais. No entanto, um texto simples não é sinónimo de reducionismo ou infantilização.

A construção de um texto de leitura fácil não é simples e implica:

1.º Extrair do texto original as ideias mais importantes.
2.º Resumi-las.
3.º Simplificar e explicitar com exemplos do quotidiano.
4.º Não apresentar o conteúdo de uma só vez e eliminar a redundância.
5.º Escolher criteriosamente as imagens, tendo em conta a linguagem visual, uma vez que não se trata apenas de ilustrar o texto.

Orientações

1. Redação

2. Gramática

3. Vocabulário

4. Estilo

5. Diagramação

6. Tipografia

7. Composição do texto

8. Imagens

9. Outros tipos de texto: filmes

Fonte: Mascarenhas, D., & Tabak, S. (2013, outubro 4). Orientações gerais da construção de textos com leitura fácil. Movimento Down. www.movimentodown.org.br

“The highest result of education is tolerance.” – Helen Keller