Escola Ciência EFP Ensino Clubes Opinião Livros PLNM Família Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025


Construir o conhecimento prévio dos alunos para apoiar a leitura

Literacia | 08-11-2024

Os professores podem apoiar os alunos na leitura de obras de ficção, fornecendo-lhes a informação contextual de que necessitam para dar sentido à narrativa.

Malte Müeller

Os livros não só nos introduzem a novos conhecimentos, como também nos levam a aprofundar o que já conhecemos. Nos livros, há uma complexidade que não se encontra numa leitura do tipo click-and-go, o que nos permite conhecer melhor áreas sobre as quais anteriormente possuíamos apenas um pensamento superficial.

Este aprofundamento do conhecimento não acontece apenas através da leitura de obras de não ficção. A ficção também enriquece a compreensão sobre os mais diversos temas.

Investigações recentes no domínio da neurociência concluíram que a literatura ajuda a desenvolver a agilidade de aprendizagem, a adaptabilidade e o pensamento crítico. Ler obras de ficção aprofunda o nosso conhecimento do mundo e, ao fazê-lo, cria um bónus adicional: aprofunda a nossa compreensão do que significa ser humano.

O valor de possuirmos conhecimentos prévios que contextualizam uma obra tem ramificações na forma como estruturamos o ensino. Uma das razões pelas quais um livro em particular é difícil para os alunos é o facto de estar distante daquilo que conhecem. Não são necessariamente as palavras na página que tornam certos livros difíceis; é a falta de contexto. Algumas obras de escritores portugueses, por exemplo, são herméticas para um aluno que nunca viveu em Lisboa.

Há um processo de moldagem em torno do ensino de qualquer romance e é durante este processo que se torna necessário preparar o aluno para a leitura do livro. O cenário de um romance não é apenas o tempo e o espaço das personagens, mas também o tempo e o espaço do autor. Ou seja, para que os alunos compreendam verdadeiramente certas obras, é preciso que compreendam o contexto em que foram escritas.

O conhecimento prévio pode transformar completamente a experiência de leitura.

Building Students’ Prior Knowledge to Support Novel Reading. Edutopia.






“In the end we retain from our studies only that which we practically apply.” – Goethe