Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2024-2025
Ensinar a bondade nas escolas é essencial para reduzir o bullying
Convivência | 04-10-2024
Está provado que há muitos benefícios para a saúde física, emocional e mental associados à bondade.
Os benefícios do ensino da bondade nas escolas podem ser resumidos da seguinte forma.
Crianças felizes e amáveis
Os bons sentimentos que experimentamos quando somos gentis são produzidos pelas endorfinas, que ativam as áreas do cérebro associadas ao prazer, à ligação social e à confiança. Está provado que os sentimentos de alegria são contagiosos, encorajando mais comportamentos bondosos (também conhecidos como altruísmo) por parte de quem dá e de quem recebe. Os atos de bondade ajudam-nos a estabelecer ligações com os outros, um fator importante no aumento da felicidade.
Maior sentimento de pertença e melhoria da autoestima
Estudos demonstram que as pessoas sentem um “efeito de ajuda” quando praticam uma boa ação. Esta onda de endorfinas cria um sentimento duradouro de orgulho, bem-estar e pertença. É relatado que mesmo pequenos atos de bondade aumentam a nossa sensação de bem-estar, otimismo e valor próprio.
Aumento da aceitação dos pares
Uma pesquisa sobre comportamento pró-social entre adolescentes concluiu que ser gentil aumenta a popularidade e a capacidade de formar conexões significativas com outras pessoas. Ser bem-amado é um fator importante para a felicidade das crianças, que obtêm uma maior aceitação dos pares através da prática de boas ações. A saúde mental é superior à média nas salas de aula que praticam um comportamento mais inclusivo devido a uma distribuição uniforme da popularidade.
Melhoria da saúde e menos stress
Há uma série de benefícios para a saúde física e mental que podem ser alcançados através da bondade. As ações altruístas desencadeiam a libertação de oxitocina, que reduz os níveis de stress. Esta hormona também protege o coração, diminuindo a pressão sanguínea e reduzindo os radicais livres e a inflamação, que, aliás, aceleram o processo de envelhecimento.
Aumento do sentimento de gratidão
Quando as crianças participam em atividades que ajudam outros menos afortunados do que elas, isso dá-lhes um verdadeiro sentido de perspetiva, realçando a sua própria sorte. Ser generoso ajuda-as a apreciar o que têm, faz com que se sintam úteis e promove a empatia.
Melhor concentração e melhores resultados
A bondade é um ingrediente-chave que aumenta a positividade e ajuda as crianças a sentirem-se bem consigo próprias, uma vez que eleva os níveis de serotonina. Esta substância química afeta a aprendizagem, a memória, o humor, o sono, a saúde e a digestão. As crianças com uma perspetiva positiva têm maior capacidade de atenção, mais vontade de aprender e melhor pensamento criativo para melhorar os resultados na escola.
Redução da depressão
O aumento dos níveis de serotonina, um químico natural responsável pela melhoria do humor, ocorre não só em quem faz e recebe a gentileza, mas também em qualquer pessoa que a testemunhe.
Menos bullying
Atualmente, os adolescentes estão a vitimizar-se uns aos outros a taxas alarmantes. Há quem defenda firmemente que o bullying e a violência na adolescência podem ser combatidos com programas escolares que integram “bondade – a antítese da vitimização”.
Muitos programas anti-bullying tradicionais centram-se nas ações negativas que causam ansiedade nas crianças. Quando, em vez disso, se ensina aos alunos como mudar os seus pensamentos e ações, aprendendo sobre bondade e compaixão, fomenta-se o comportamento positivo que é esperado e naturalmente recompensado com a amizade. Promover o seu oposto psicológico é fundamental para reduzir o bullying e criar ambientes escolares acolhedores e inclusivos.
Currie, L. (2015, agosto 10). Why teaching kindness in schools is essential to reduce bullying. Edutopia. https://www.edutopia.org/
“People are illogical, unreasonable, and self-centered. Love them anyway.” – Kent M. Keith