Escola Projetos Camões Concursos EFP Família Livros Opinião Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2023-2024


Projeto Educativo: o teu futuro passa por aqui

Gestão Escolar | 18-09-2023

O que é o Projeto Educativo do Agrupamento?

O projeto educativo é um documento de orientação pedagógica, adaptado a um tempo e a um espaço particulares, que articula os instrumentos da avaliação interna com os contributos da comunidade educativa para criar novas dimensões sobre quem somos e o que valorizamos.

O documento tem por base:

Missão e visão

A formulação da missão e da visão do Agrupamento para o triénio 2023-2026 fundamenta-se num conjunto de valores e princípios que pretendem traduzir uma cultura de escola e ajudam a definir uma identidade no contexto social e económico que nos envolve. Na sequência do mais recente Relatório de Desenvolvimento Humano, destacam-se os princípios de:

Para o triénio 2023-2026, o projeto educativo propõe mudanças no trabalho colaborativo entre pares, uma evolução de pensamento sobre a prática pedagógica e uma escola ligada à comunidade, na qual todos se sintam valorizados e respeitados.

Missão do Agrupamento

Contribuir para a mudança social, garantindo que cada aluno tenha acesso à participação, às aprendizagens e ao sucesso, conduzindo todos e cada um ao desenvolvimento equilibrado das suas potencialidades.

Entre as práticas que nos singularizam, destacam-se a valorização da multiculturalidade e as estratégias que promovem a inclusão. Somos responsáveis por ajudar cada aluno a definir um percurso escolar e de vida que seja o seu percurso, desejado e exequível.

A educação para a cidadania assume um papel central no propósito do Agrupamento, garantindo, na formação das crianças e jovens, a interiorização de um conjunto de direitos e deveres, de modo a que no futuro sejam adultos com uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença e o respeito pelos Direitos Humanos.

O Agrupamento compromete-se a assumir o processo de implementação do sistema EQAVET, atuando de modo eficiente, no sentido de promover o sucesso do ensino profissional.

Plano estratégico

O plano estratégico de ação estrutura-se em quatro domínios de intervenção:

Estas quatro áreas cruzam-se, interligam-se, convergindo na definição de estratégias que visam garantir o direito de todos à educação e a uma maior igualdade de oportunidades.

Do plano estratégico de ação constam os objetivos a alcançar em cada domínio de intervenção e a descrição das iniciativas a implementar.

Os domínios dividem-se em vários subdomínios.

Domínio A – Ensino, Aprendizagens e Inclusão

  1. Desenvolvimento Pessoal e Bem-Estar das Crianças e dos Alunos
  2. Oferta Educativa e Gestão Curricular
  3. Ensino, Aprendizagem e Avaliação
  4. Planificação e Acompanhamento das Práticas Educativas e Letivas

Domínio B – Liderança e Gestão

  1. Visão e Estratégia
  2. Liderança
  3. Gestão

Domínio C – Resultados

  1. Resultados Académicos
  2. Resultados Sociais
  3. Reconhecimento da Comunidade

Domínio D – Autoavaliação

  1. Desenvolvimento
  2. Consistência e Impacto

Para cada subdomínio são definidos objetivos e ações estratégicas que se articulam entre si. Por exemplo:

A1. Desenvolvimento Pessoal e Bem-Estar das Crianças e dos Alunos

Objetivos

Ações estratégicas

Planificar o ano letivo, nas diversas disciplinas, a partir das necessidades de aprendizagem dos alunos e projetos que visem uma melhoria concreta.

Definição generalizada, em conselho de turma, de metodologias que estimulem o trabalho autónomo, colaborativo e cooperativo dos alunos, integradas nos projetos em curso.

Desenvolver uma cultura de responsabilização individual e coletiva, promovendo competências de autorregulação, comunicação, pensamento criativo, resiliência e resolução de problemas.

Estimular comportamentos adequados, uma interação saudável e o desenvolvimento de aprendizagens significativas de forma lúdica.

Formar atitudes e comportamentos que envolvam os alunos na tomada de decisões e criação de regras relacionadas com o seu percurso académico, pessoal e social.

Clarificação das regras de convivência nos diversos espaços escolares, com realização, pelos alunos, de campanhas de divulgação.

Elaboração de um programa de tutoria que agilize e fundamente esta estratégia de inclusão, com monitorização dos processos.

Concretização do programa de mentoria para estimular relações de entreajuda entre alunos.

Formação de agentes educativos em áreas-chave associadas ao domínio da convivência escolar e estratégias de inclusão.

Os objetivos, porque resultam de um trabalho já consolidado de autoavaliação, pretendem ser pertinentes, exequíveis e mobilizadores. Por mobilizadores, entende-se que a sua formulação conduz à realização de uma ou mais ações.

Por exemplo, em A3. Ensino, Aprendizagem e Avaliação, um mesmo objetivo mobiliza três ações distintas.

Objetivos

Ações estratégicas

Diversificar as formas de participação das famílias na escola.

Investimento sistemático na relação com os pais e encarregados de educação, promovendo encontros formais e informais de auscultação, debate e reflexão.

Articulação de ações com as estruturas internas do Agrupamento e respetiva integração no Plano Anual de Atividades (PAA).

Aplicação de instrumentos que permitam aferir o grau de satisfação de alunos e encarregados de educação relativamente às práticas pedagógicas.

Projetos de continuidade no Agrupamento

Os projetos pedagógicos fazem parte de uma tradição escolar que favorece a aprendizagem com sentido utilitário e o envolvimento ativo dos alunos no trabalho.

Os projetos devem ser concebidos, planificados e implementados numa lógica transversal e articulada, privilegiando-se quatro dimensões:

Projeto educativo e Plano Anual de Atividades

O Plano Anual de Atividades (PAA) é, por excelência, o documento de caráter operacional da ação educativa do Agrupamento. O documento traduzirá o que se pretende fazer, sendo, desse modo, a explicitação prática dos objetivos gerais definidos no projeto educativo.

Como se elabora o Plano Anual de Atividades do Agrupamento?

O Plano Anual de Atividades é elaborado em função dos objetivos e das ações estratégicas do projeto educativo, em cada domínio de intervenção.

A planificação do trabalho a desenvolver centra-se, numa primeira fase, na resposta às perguntas: fazer para quê?, o quê?, com quem?, para quem?, quando? e com que recursos? As respostas deverão conduzir, numa fase subsequente, à materialização de um conjunto de atividades que correspondam às reais necessidades e expectativas da comunidade escolar e educativa. Embora o PAA se constitua como um documento composto por um conjunto de intenções ambiciosas, é fundamental que a sua formulação o torne concretizável no contexto específico e singular do Agrupamento.

“Tomorrow belongs to those who prepare for it today.” – Malcolm X