A Páginas Tantas
Como escrever uma notícia
Uma notícia é um texto informativo sobre um facto ou acontecimento.
Objetivos
As notícias destinam-se a leitores que pretendem obter informação verdadeira, relevante e atual, pelo que a finalidade de uma notícia é divulgar, com fidelidade, um facto ou acontecimento que tenha sucedido num passado recente. Assim, o texto deve fornecer toda a informação possível sobre o tema, de modo a esclarecer os leitores sobre o momento, o local, os intervenientes e os pormenores da ocorrência, podendo ainda referir as causas e as consequências do sucedido.
Qualidades
RIGOR – Todos os factos devem ser relatados com exatidão e veracidade, daí a necessidade de estares muito bem informado, para poderes redigir o texto.
ATUALIDADE – Se a finalidade da notícia é divulgar o que se passa no momento, não se justifica que os assuntos e factos que relata não sejam atuais. Assim, os momentos do passado a que o texto se refere devem ser bastante recentes.
CLAREZA – A notícia deve empregar um registo corrente, com frases curtas, conectores explícitos e vocabulário comum, para que seja facilmente compreendida, logo à primeira leitura, por um número alargado de leitores.
CONCISÃO – Não deves divagar sobre os acontecimentos nem fazer juízos de valor sobre as ações que relatas. Também são dispensáveis os pormenores que não contribuam para compreender os factos principais.
DINAMISMO – O tom da notícia deve ser dinâmico, para que os leitores sejam envolvidos pelo texto e consigam visualizar os acontecimentos. Privilegia a narração dos factos e não te alongues em descrições.
Partes que constituem a notícia
TÍTULO – Deve ser conciso e objetivo, estando clara e diretamente relacionado com o assunto da notícia.
INTRODUÇÃO – O primeiro parágrafo de uma notícia, a que costuma chamar-se lead, enuncia desde logo as informações principais sobre o acontecimento, relativas a quem esteve envolvido, quando sucedeu, onde teve lugar e o que aconteceu exatamente.
DESENVOLVIMENTO – No corpo da notícia, explica-se o modo como sucedeu, ou sucederam, o(s) acontecimento(s). Se possível, devem incluir-se depoimentos, em discurso direto, de pessoa diretamente envolvidas, pois isto contribui para conferir credibilidade à noticia, bem como para tornar o texto mais dinâmico e interessante. Nesta parte, podem também apresentar-se as razões ou causas do sucedido, se forem objetivas ou se tiverem sido avançadas pelos entrevistados (não devendo ser baseadas em suposições).
CONCLUSÃO – Na parte final da notícia, podem ser referidas as eventuais consequências dos acontecimentos em causa. Pode também ser estabelecida uma relação lógica entre os factos relatados e outros acontecimentos semelhantes que tenham ocorrido recentemente, se essa relação ajudar a compreender melhor ou a contextualizar o sucedido.
Aspetos a ter em conta
Antes de redigires a notícia, é conveniente verificares que estás na posse de toda a informação sobre o acontecimento a relatar – poderá ser útil elaborar uma grelha ou lista com todos os dados a incluir no texto.
O texto da notícia deve ser rico no que respeita ao conteúdo, ou seja, providenciar toda a informação sobre o assunto ou acontecimento que possa satisfazer a curiosidade dos leitores, isto é, respostas completas às perguntas: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Porquê?
Fonte: Como escrever tudo em português correto, Sara de Almeida Leite. Manuscrito.
“Research is formalized curiosity.” – Zora Neale Hurston