Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Como planificar e fazer uma entrevista

Uma entrevista é um encontro com alguém para lhe fazer perguntas, sobre si próprio ou sobre um assunto em particular. O entrevistador faz as perguntas e o entrevistado responde. O entrevistador toma notas para, mais tarde, as transformar num texto de não ficção.

Quem entrevistar?

Podes fazer perguntas a um autor sobre os seus livros, aos teus avós sobre como era a vida há cinquenta anos ou, até, procurar saber o que pensam os teus vizinhos sobre o centro comercial que acabou de abrir nas redondezas.

Preparar uma entrevista

Faz uma lista de perguntas. Se vais entrevistar pessoas sobre o seu passado, podes perguntar sobre a roupa que usavam, a música de que gostavam, os seus passatempos ou, mesmo, como iam de manhã para a escola. Certifica-te de que formulas as perguntas de modo a estimular a pessoa a falar, em vez de responder apenas com «sim» ou «não».

Dicas

  • Pede autorização antes de começares a entrevista.
  • Tira apontamentos, abreviando o que diz o teu entrevistado, porque não consegues escrever tão depressa como ele fala. Em alternativa, podes gravar a entrevista.

Entrevistar

Agora que tens uma lista de perguntas, procura a pessoa certa para lhes responder. Se o teu trabalho é sobre o passado, as melhores pessoas para entrevistar são os teus avós ou outras pessoas com mais idade. Se quiseres saber o que pensam as pessoas acerca do novo centro comercial, entrevista residentes da zona. Tenta escrever o mais que puderes, para conseguires descrever a personalidade dos teus entrevistados.

Escrever a entrevista

Começa a tua entrevista com uma introdução, apresentando o entrevistado e o tema. Organiza o texto como se fosse um guião, em que cada pessoa que fala tem uma linha de diálogo. Faz com que a entrevista soe a uma conversa, utilizando as palavras que foram usadas. Não te esqueças de substituir as palavras que abreviaste por palavras completas.

Indicações

  • Usa uma linha para cada pessoa que fala.
  • Utiliza iniciais para indicar quem é a pessoa que está a falar.
  • Inclui as expressões empregues pelo entrevistado, como «hum», «oh» e outras, para que o texto fique tão parecido quanto possível com uma conversa.

Fonte: Como escrever artigos, Anne Faundez. Texto.

“I did then what I knew how to do. Now that I know better, I do better.” – Maya Angelou