A Páginas Tantas
Como escrever corretamente em português
O que significa escrever bem? A forma mais imediata, simples e consensual de definir o que é escrever bem é: escrever sem erros. Mesmo que se perceba o conteúdo, se um texto apresentar uma expressão gramatical incorreta, não pode ser considerado bem escrito. Escrever bem significa, pois, em primeiro lugar, escrever com rigor.
Para estar bem escrito, um texto não pode simplesmente estar livre de erros, tem de apresentar os requisitos que se prendem com o tipo de estrutura a que está sujeito, seja uma notícia, um artigo de opinião, um relatório, etc.
Escrever bem também implica conseguir provocar o efeito desejado. A finalidade de quem escreve é normalmente suscitar uma reação em quem lê. Isto significa que é conveniente definires previamente os resultados que pretendes alcançar com o teu texto.
Um texto é agradável de ler quando se percebe que houve, na sua conceção, o cuidado de facilitar a vida ao leitor: revela imediatamente o que o autor pretende, apresenta os dados de forma clara e simples, e está dividido em partes que facilitam a compreensão.
Os bons textos, até os mais curtos, demoram a escrever. É necessário
pensar, esboçar, produzir e aperfeiçoar o texto. É normal encontrar
obstáculos que dificultam a expressão das ideias, hesitar na utilização
de algumas palavras, ter dúvidas sobre a construção das frases, apagar e
reformular, encontrar repetições e erros ao reler o que se escreveu.
Escrever bem é, por norma, um trabalho recursivo, isto é, implica ir
continuamente revendo e alterando, se necessário, o que ficou escrito
atrás, em função do que se vai escrevendo à frente.
O que fazer para determinar o que está certo e o que está errado?
A forma mais direta de prevenires os erros linguísticos é estudar, pesquisar e aprender o máximo possível sobre o uso correto da língua. Aproveita as inúmeras ferramentas que a internet te oferece, consultando dicionários em linha ou o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, por exemplo.
Ter dúvidas é normal e desejável, pois estas suscitam a curiosidade e ajudam a aperfeiçoar os conhecimentos que já se tem. Consulta dicionários, prontuários e gramáticas ou simplesmente pergunta a quem sabe. Desconfia das certezas! Encara as dúvidas como uma necessidade e um desafio.
Fonte: Como escrever tudo em português correto, Sara de Almeida Leite. Manuscrito.
“We learn from failure, not from success!” – Bram Stoker, Dracula