Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Manual do realizador: faz o teu filme

Os filmes têm uma magia especial, um apelo dramático direto que chega a milhões de pessoas. Segue algumas orientações básicas e aprende a passar da pré-produção ao filme acabado em etapas fáceis. Explora, experimenta, diverte-te e descobre como fazer filmes de vários tipos.

Planifica cada pormenor

O storyboard assemelha-se a uma banda desenhada e constitui uma excelente forma de visualizar uma história antes de a filmar. É um dos muitos instrumentos usados pelos cineastas para planificar todos os aspetos da filmagem. A utilização de calendários de rodagem pormenorizados e de folhas de filmagem também ajuda a uma boa planificação do trabalho.

Pré-produção

A pré-produção é a primeira fase do trabalho, em que todo o filme é planificado. Inclui a escrita do guião, a procura de locais de filmagem, a conceção e construção de cenários, e a criação de guarda-roupa.

Produção

Uma vez terminada a pré-produção, está na altura de iniciar as filmagens. Esta é a fase de produção, em que o filme é rodado, uma cena de cada vez. Liga-se o microfone, a equipa técnica está a postos e os atores prontos para representar. O realizador e o operador da câmara decidem os ângulos, o enquadramento, a iluminação e verificam a qualidade do som.

Pós-produção

Terminada a rodagem, podes então montar o que filmaste. A esta fase chama-se pós-produção e as técnicas aqui utilizadas podem conferir ao teu filme um estilo e um ritmo únicos. É fácil montar cenas no computador recorrendo a software de edição de vídeo. Nesta fase, podes igualmente acrescentar sons e efeitos especiais.

Animação em stop motion

O stop motion é um método simples de animar pessoas e objetos para fazer filmes 3D. O efeito é conseguido deslocando muito ligeiramente um modelo, boneco ou pessoa, tirando uma fotografia de cada vez. São necessárias pelo menos dez imagens para criar cada segundo de animação, pelo que um pequeno filme exige um grande número de fotografias. É um processo que requer muita paciência, mas, quanto mais fotografias tirares, mais convincente será a tua animação 3D.

Dicas de realizador

  • Podes animar modelos existentes ou criar tu mesmo os teus a partir de plasticina ou materiais recicláveis.
  • Também podes animar pessoas. Filma um amigo por um segundo, depois pede-lhe que se desloque uns centímetros para a direita. Filma-o outra vez e repete o processo. Ao passares as imagens em sequência, parece que ele está a deslizar lateralmente. Ou então pede-lhe que dê alguns saltos para dar a ideia de que está a flutuar em pleno ar.

Modelo caseiro

Faz um modelo flexível, moldando-o em plasticina sobre uma armação de arame. Desta forma, terás um modelo sólido, mas ao mesmo tempo suficientemente maleável para se dobrar e movimentar entre imagens sem tombar.

Fonte: Faz o teu filme, Tim Grabham. Edicare.

“From there to here, from here to there, funny things are everywhere!” – Dr. Seuss