Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Como fazer um vídeo em stop motion passo a passo

Stop motion é uma técnica de animação com recurso a uma máquina fotográfica, smartphone ou computador. Utilizam-se modelos reais feitos de diversos materiais, sendo o mais comum a massa de moldar. São necessárias aproximadamente 24 fotografias para criar um segundo de animação.

O que vais precisar

  • Papel A4 e lápis para o storyboard
  • Materiais para construir os cenários e as personagens
  • Câmara digital ou smartphone
  • Tripé ou outro tipo de suporte para posicionar a câmara
  • Computador e software para edição de vídeo

Passo 1: Cria um storyboard

Se estás a criar o teu primeiro vídeo em stop motion, ter um plano é uma boa ideia. E se desenhares esse plano, é ainda melhor. Os storyboards ajudam-te a fazê-lo.
Um storyboard, ou esboço sequencial, é o detalhe visual da animação, distribuído por retângulos. O seu layout gráfico assemelha-se a uma banda desenhada.
Dependendo do projeto, precisas de tirar dezenas ou centenas de fotos. Ter um storyboard ajuda-te a garantir que tudo corre de acordo com o guião. Alguns criadores preferem escrever uma lista de marcadores em vez de desenhá-los.

Passo 2: Prepara a câmara

As personagens e os objetos do teu vídeo em stop motion precisam de se mover, mas não a câmara. É muito importante que o enquadramento permaneça estável. Para evitar um trabalho extra de edição, mantém a câmara estática. Coloca o suporte no local onde vais filmar e deixa-o montado até ao final da produção. Idealmente, não deves sequer tocar no obturador. Dependendo da câmara, as soluções ideais são um tripé, um bastão de selfie, uma montagem ou um suporte. Assim que encontrares a posição ideal para a câmara, não deves movê-la.

Passo 3: Começa a tirar fotos

Tens o cenário, os acessórios e a câmara. Está na hora de começares a tirar as fotografias. Os vídeos não animados comuns contêm geralmente 30 a 120 imagens por segundo. Quando gravas um vídeo em stop motion, são pelo menos necessárias dez imagens por segundo para uma animação com qualidade. O número de imagens afeta diretamente o resultado. Quanto mais imagens por segundo um vídeo tiver, mais suave será o movimento.
Com base no número de imagens, podes calcular quanto tempo durará o teu vídeo. Por exemplo, se tiraste 100 fotos, com dez imagens por segundo, a duração do vídeo será de dez segundos. Se pretenderes fazer uma animação mais suave, com 25 imagens por segundo, as mesmas 100 fotos resultarão num vídeo de 4 segundos.

Passo 4: Montagem do vídeo

Depois de tirares as fotos, cria um arquivo no computador e transfere-as. Em seguida, edita-as num programa de vídeo. Se usares o Movie Maker, cada fotograma deve ter, no máximo, uma duração de 0,30 segundos.

Passo 5: Adiciona títulos

Adiciona títulos ou legendas no momento adequado, fornecendo um contexto para a tua história.

Passo 6: Adiciona o áudio

Para adicionar o áudio, importa um arquivo de som do teu computador. Em seguida, corta-o, se necessário, altera o volume, aplica o efeito de desvanecimento, ou seja, adapta o áudio aos teus objetivos.

Passo 7: Exporta o vídeo

Exportar o vídeo significa gravá-lo num formato de vídeo.

App: PicPac Stop Motion & TimeLapse
Storyboard

“Life is trying things to see if they work.” – Ray Bradbury