Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Lavar as mãos elimina completamente as bactérias?

A superfície da tua pele constitui um ambiente relativamente hostil às bactérias, dado que é seco e ácido: duas características que não são do seu agrado. Mesmo assim, algumas subsistem. Entre as bactérias mais resistentes temos as staphylococus epidermis e a acinetobacter calcoaceticus que, por natureza, não constituem normalmente uma grande ameaça, mas são, digamos, oportunistas e se tiverem uma ocasião que seja para te infetar, não deixarão de o fazer. Estima-se que temos entre 10.000 e 10 milhões de bactérias em cada uma das nossas mãos.

Quando lavas as mãos, o que estás a fazer é eliminar muitas dessas bactérias, juntamente com a sujidade e a pele morta. O sabão ajuda à remoção das partículas existentes na pele, que passam para a água e são levadas para longe. Mas lavar as mãos não significa que matarás as bactérias, apenas as eliminas da pele.

Se estiveres a pensar em utilizar um sabão antibacteriano, talvez seja melhor pensares duas vezes, porque isso pode contribuir para o desenvolvimento de uma estirpe de bactérias resistente ao sabão, o que implicaria que terias de usar um novo antibacteriano para as matar. Os especialistas afirmam que o sabão e a água, quando utilizados adequadamente, são mais do que suficientes.

Organizador de apontamentos

“It is not that I’m so smart. But I stay with the questions much longer.” – Albert Einstein