A Páginas Tantas
Os sons altos fazem mal aos ouvidos?
Os sons altos podem provocar danos irreversíveis aos nossos ouvidos. As pessoas que estão diariamente sujeitas a sons altos, como os disparos de armas ou os sons das turbinas dos aviões, deixam de ouvir os sons de alta frequência e têm dificuldades de audição em situações comuns, como numa simples conversa. Para que um dia tenhas problemas auditivos, basta que o som esteja muito alto e assim permaneça durante muito tempo.
O som propaga-se pelo ar, sob a forma de ondas sonoras. A forma de medir a sua intensidade é através da utilização de um microfone que converta as ondas sonoras em ondas elétricas, de modo a podermos medir a voltagem reproduzida pelo microfone. A medida que habitualmente é usada para medir a intensidade do som (o nível de pressão do som) é o decibel (dB). Nesta escala, 40 decibéis são dez vezes mais potentes do que 20 decibéis e 60 decibéis são cem vezes mais fortes do que 20 decibéis.
O som mais fraco que o nosso ouvido consegue escutar é de 0 (zero) dB, que corresponde ao som que ouvimos se estivermos num edifício vazio ou numa noite calma, no campo. É bem possível que ouças música a uma intensidade de 40 dB. O ruído do trânsito, a uma hora de ponta, numa grande cidade, pode chegar aos 80 dB. Se atingir valores na ordem dos 120 dB, começarás a sentir dores. Este é o valor a que estarás sujeito numa pista de descolagem no momento em que um avião levanta voo.
A perda de audição dá-se quando existem danos graves na estrutura do muito sensível ouvido interno, sobretudo se os danos se localizarem nas células capilares (cílios), que são responsáveis pela transmissão das vibrações para o cérebro, para que sejam reconhecidas. A primeira consequência é a perda da audição dos sons de alta frequência, aqueles que nos permitem distinguir as palavras com sons foneticamente semelhantes, tais como “vós” (pronome) e “voz” (produção de sons). Em casos mais graves, uma pessoa começa a ter a sensação de que toda e qualquer conversa é um contínuo murmúrio.
Lembra-te de que a partir dos 80 dB — que correspondem ao som que ouves quando o trânsito é intenso —, o teu ouvido começa a sofrer os danos da poluição sonora. Os concertos de rock podem chegar aos 115 dB, uma ambulância que passe por perto alcança os 125 dB e um disparo de uma arma os 165 dB.
“It is not that I’m so smart. But I stay with the questions much longer.” – Albert Einstein