A Páginas Tantas
Como sabemos em que época viveram os dinossauros?
Sabemo-lo graças à geologia, que é o estudo das rochas da crosta terrestre. Simplificando muito, pode comparar-se a crosta a um folhado, no qual cada folha é uma camada rochosa, chamada estrato: as mais antigas foram tapadas pelas mais recentes e estas por outras ainda mais novas.
Ao observar que um fóssil de planta ou de animal se encontrava numa determinada camada, os geólogos foram reconstruindo a história do nosso planeta e a evolução da vida.
Também estabeleceram uma espécie de calendário, em que se chama “eras” aos meses: a era pré-câmbrica, em que a vida era muito escassa; a era primária, com o desenvolvimento dos primeiros animais marinhos e depois os terrestres; a era secundária, em que reinavam os dinossauros, num clima tropical; a era terciária, com um arrefecimento da Terra e a expansão dos mamíferos; e finalmente a era quaternária, pouco diferente da precedente, se não fosse a aparição dos homens.
Cada era está dividida em inúmeros períodos: a era secundária está dividida em Triássico, Jurássico e Cretáceo. As propriedades nucleares das rochas permitiram-nos determinar que esta era começou há 204 milhões de anos para finalizar há 65 milhões de anos.
Mais respostas às perguntas que nunca te fizeste, Philippe Nessmann.
“Research is formalized curiosity.” – Zora Neale Hurston