A Páginas Tantas
O que é que apareceu primeiro: a galinha ou o ovo?
A galinha ou o ovo?” Cada tentativa de resposta conduz a outra pergunta. Se a galinha apareceu primeiro, então não nasceu de um ovo? E se o ovo apareceu primeiro, então não foi posto por uma galinha? É uma daquelas perguntas que parecem não ter uma resposta possível.
Os cientistas estão de acordo em relação à origem das galinhas: num certo sentido, foram os seres humanos que as criaram, assim como criaram as vacas, os porcos e os outros animais domésticos. Se as galinhas estivessem interessadas em fazer a sua árvore genealógica, teriam de conhecer as investigações sobre o ADN. De acordo com os cientistas, todas as galinhas do mundo descendem de uma determinada subespécie de galo-banquiva natural da Tailândia.
O galo-banquiva macho era bastante parecido com os galos atuais, mas a fêmea era muito diferente das galinhas domésticas que conhecemos. A fêmea do galo-banquiva não tinha crista. Outra peculiaridade dessa espécie: depois da época de acasalamento, os machos trocavam as suas penas de cores vivas por uma plumagem mortiça e parda chamada “plumagem de eclipse”.
Os cientistas acreditam que as primeiras galinhas domésticas resultaram da domesticação do galo-banquiva há mais de 8 000 anos, numa região atualmente partilhada pela Tailândia e o Vietname. Inicialmente as pessoas criavam essas aves para lutas de galos e só mais tarde começaram a utilizá-las como fontes de alimento (carne e ovos).
Assim, a primeira galinha “oficial” surgiu de um ovo posto por uma ave que não era ainda uma galinha. Portanto, a resposta à pergunta depende do ponto de vista. O que apareceu primeiro foi o ovo – ou a galinha selvagem primitiva.
Ao criarem a galinha doméstica – em 175 variedades –, os seres humanos criaram também um mundo onde as galinhas dominam as estatísticas: há mais galinhas em todo o planeta do que qualquer outra espécie de ave doméstica.
Mas de onde vieram as aves? Os cientistas acreditam que os antepassados de todos os pássaros de hoje são um determinado grupo de dinossauros ovíparos e com penas. Assim, se não fossem os dinossauros, não existiriam galos-banquiva nem galinhas domésticas.
Mas, então, e os ovos? Os cientistas afirmam que os ovos – pequenas e práticas incubadoras de vida, com uma reserva de nutrientes incluída – evoluíram nos oceanos do nosso planeta há mais de mil milhões de anos.
Quando surgiram os primeiros animais terrestres, há cerca de 250 milhões de anos, os seus ovos desenvolveram uma casca rígida, que lhes permitia reter a humidade em terra seca. Floresceram então criaturas ovíparas como os anfíbios, os répteis e os insetos. Assim, os primeiros ovos terrestres são anteriores às galinhas em cerca de 250 milhões de anos.
Portanto, a resposta à velha pergunta também pode ser: “O ovo.” Mas há outra resposta possível, se bem que um pouco mais longa: a galinha apareceu depois das aves, as aves apareceram depois dos dinossauros, os dinossauros apareceram depois do ovo. E o ovo apareceu muito depois de os primeiros organismos unicelulares, os procariontes, terem evoluído nos oceanos da Terra, há cerca de 3,5 mil milhões de anos.
Fonte: Sabes o porquê à tua volta? Kathy Wollard. Gradiva Júnior.
“Research is formalized curiosity.” – Zora Neale Hurston