Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Como é que as vacas fazem o leite?

As vacas têm que beber leite para produzirem leite?” esta é uma das perguntas mais comuns durante as visitas de estudo às fábricas de laticínios. A resposta: sim, de certo modo. Como todas as crias de mamíferos, incluindo os seres humanos, as vacas recém-nascidas precisam do leite da mãe – o alimento líquido perfeito – para se desenvolverem. Mais tarde, já adulta, a vaca começa ela própria a produzir leite, pouco antes do nascimento do seu vitelo.

Cada mamífero produz leite especificamente adequado à sua espécie. Todo o leite contém proteínas, gorduras, açúcar (lactose), minerais e vitaminas. Mas cada tipo de leite tem uma composição diferente.

Por exemplo, o leite humano e o das vacas são muito aquosos e contêm menos de 4% de gordura. Mas as fêmeas das focas-de-crista produzem um leite muito mais forte, com menos água, mais proteínas e uns impressionantes 50% de gordura. As crias das focas-de-crista nascem num ambiente gelado e precisam de obter rapidamente muita gordura para isolarem os seus corpos do frio. As focas bebés são amamentadas apenas durante quatro dias. Mas, nessas 96 horas, podem engordar mais de 20 quilos.

As vacas produzem leite quando têm crias e os seus corpos continuam a produzi-lo até os vitelos deixarem de mamar ou até o agricultor deixar de as ordenhar, ao fim de cerca de 300 dias. Como todos os mamíferos, as vacas produzem leite a partir dos alimentos que ingerem. Mas as vacas não se limitam a comer – elas ruminam a ração.

As vacas são ruminantes, assim como as ovelhas, os veados, os camelos e as girafas, por exemplo. Todos os ruminantes possuem um estômago especial capaz de digerir ervas e folhas.

O estômago das vacas está dividido em quatro secções. Elas mastigam o feno apenas o suficiente para poderem engoli-lo. Os dois primeiros estômagos tratam de amolecer o alimento ingerido.

Ao fim de algum tempo, a vaca regurgita uma bola de comida parcialmente digerida e volta mastigá-la um pouco mais. Este bolo alimentar desce e sobe várias vezes – é a chamada ruminação. Cada vaca passa cerca de oito horas por dia a ruminar. Por fim, o bolo alimentar alcança o segundo conjunto de estômagos, onde volta a ser processado. Chegando aos intestinos, o alimento está oficialmente digerido e os seus nutrientes passam para a corrente sanguínea.

O leite é produzido pelas quatro glândulas mamárias da vaca, dentro do úbere. Todos os mamíferos possuem glândulas mamárias que segregam leite.

As glândulas mamárias possuem alvéolos, células especiais que filtram os ingredientes em bruto para a produção do leite. Uma vaca produz cerca de 1,5 a 30 litros de leite por dia – ou seja, entre 64 a 128 copos.

Um úbere cheio de leite oscila com o peso de 10 a 20 quilos de leite, algo de tão desconfortável que, frequentemente, as vacas regressam ao celeiro da ordenha duas vezes por dia, sem ser preciso chamá-las.

Fonte: Sabes o porquê à tua volta? Kathy Wollard. Gradiva Júnior.

Organizador de apontamentos

“Research is formalized curiosity.” – Zora Neale Hurston