Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Grandes frases de todos os tempos

Eureka! Eureka!

Talvez possa afirmar-se que esta breve frase, proferida por Arquimedes no século III a.C., é uma das mais famosas de todos os tempos, continuando a ser usada com frequência sempre que alguém se apercebe de que encontrou a solução de um problema, seja ele matemático ou de qualquer outra natureza.

Com efeito, a frase significa, em grego, «Descobri! Descobri!» e foi dita por Arquimedes, seguramente o nome mais importante das ciências nos tempos da Antiguidade clássica, ao encontrar a solução para um dos muitos problemas com os quais lidava enquanto matemático, geómetra, físico e inventor, com a polivalência típica dos cientistas dessa época da História da Humanidade. Arquimedes gritou «Eureka! Eureka!» no momento em que, observando o efeito que a entrada do seu corpo numa banheira produzia na água, chegou a uma conclusão científica que depois viria a ser sintetizada no texto Sobre os Corpos Flutuantes.

A rquimedes nasceu em Siracusa, em 287, filho do astrónomo Fídias, e parece ter estudado em Alexandria. Apontado por muitos como o descobridor do «cálculo integral», conseguiu antecipar muito do que Newton e outros cientistas viriam a consagrar cientificamente muitos séculos mais tarde.

Para além disso, Arquimedes foi o inventor de diversas máquinas e instrumentos, com destaque para um sistema revolucionário de bombeamento de água. Homem de inteligência e imaginação prodigiosas, era também um cientista com um elevado grau de autoconfiança.

A sua morte resultou de um ato de violência absolutamente gratuito praticado por um soldado romano durante a invasão de Siracusa. Tendo-se recusado a apagar uns desenhos e cálculos que fizera na areia húmida da praia, Arquimedes foi assassinado, o que deixou os oficiais romanos em estado de cólera, pois era seu propósito levá-lo para Roma a fim de beneficiarem dos seus conhecimentos.

Fonte: Quem assim falou, José Jorge Letria. Oficina do Livro.

“Think and wonder, wonder and think.” – Dr. Seuss