Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Grandes frases de todos os tempos

E, contudo, ela move-se...

A frase foi pronunciada pelo cientista e pensador italiano Galileu Galilei (1564-1642), no final do julgamento a que o Tribunal da Inquisição o sujeitou em 1633.

Após anos de incansável observação dos céus com as poderosas lentes importadas da Holanda que usava no seu telescópio, Galileu Galilei descobriu os anéis de Saturno e os satélites de Júpiter, mas, acima de tudo, foi consolidando a tese de que não era o Sol que girava em torno da Terra, mas sim o contrário, pondo deste modo em causa a teoria oficial defendida pelo Vaticano: o geocentrismo.

Católico devoto, Galileu não interrompeu as suas investigações e foi aumentando o número de opositores, a maior parte deles movida pela inveja e pelo despeito.

Acusado de professar ideias «heréticas» que davam continuidade ao pensamento de Nicolau Copérnico, Galileu Galilei continuou a escrever e a observar os céus durante 22 anos, entre 1610 e 1632, contando com a valiosa proteção do duque da Toscana, um homem rico e influente junto do papa.

Por fim, em 1632, decidiu publicar uma obra em que claramente defendia a teoria heliocêntrica, retomando as teses de Copérnico.

Julgado pelo Tribunal da Inquisição em 1633, Galileu Galilei mal se defendeu durante 20 dias das acusações que lhe eram dirigidas. No final, temendo pela vida, foi condenado a renegar, de joelhos por terra, as suas teorias heréticas e a nunca mais escrever uma linha sobre elas.

Ninguém pode assegurar que tenha dito em latim «Eppur, si muove!» (E, contudo, ela move-se!), mas esta bem-intencionada ficção transformou-se numa maneira de salvar a honra e o prestígio de um homem já velho, doente e praticamente cego que não conseguiu ser mais firme na defesa das suas ideias.

Galileu Galilei morreu em paz, na Toscana, já famoso em toda a Europa, mas sobretudo na Holanda, onde as suas obras foram entretanto publicadas. Para muitos, principalmente no quadro da resistência política à opressão, esta frase tornou-se um símbolo da obstinação dos que teimam em não renunciar às suas causas e ideais, ainda que o façam de forma sussurrada e quase impercetível. O importante é que fique dito.

Fonte: Quem assim falou, José Jorge Letria. Oficina do Livro.

“Research is formalized curiosity.” – Zora Neale Hurston