A Páginas Tantas
Alterações climáticas
A expressão “alteração climática” refere-se a uma modificação no clima que resulta, direta ou indiretamente, da atividade humana e que, conjugada com variações climáticas naturais, altera a composição da atmosfera global.
Aquecimento global
O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. A acumulação de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo Sol e prende-o na superfície terrestre, aumentando a temperatura da Terra.
Diferenças entre efeito estufa e aquecimento global
Os termos “efeito estufa” e “aquecimento global” não são sinónimos, mas os processos estão relacionados.
O efeito estufa consiste numa camada de gases que envolve a Terra e é um fenómeno natural que assegura a temperatura adequada para a conservação da vida no planeta.
Nas últimas décadas, a emissão de gases poluentes, decorrente da atividade humana, aumentou a concentração desses gases na atmosfera e tornou a camada de gases mais espessa, provocando uma retenção de calor. É este fenómeno que provoca o aumento de temperatura na Terra, o chamado aquecimento global.
Consequências do aquecimento global
O aquecimento global é, atualmente, a maior ameaça ao bem-estar da população mundial e ao equilíbrio da natureza. As alterações climáticas e a intensificação do aquecimento global provocam uma série de alterações no planeta:
Mudança na composição da fauna e da flora, incluindo a extinção de algumas espécies;
Derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares, provocando o aumento do nível do mar, que contribuirá, no futuro, para a submersão das zonas costeiras, forçando a migração de pessoas;
Aumento das catástrofes naturais, como inundações, tempestades e furacões;
Desertificação de áreas naturais: as alterações ambientais propiciam a intensificação das áreas secas, ocasionando a formação de desertos. Estima-se que, atualmente e a nível global, haja cerca de 60.000 km² afetados por processos de desertificação;
Maior frequência de fenómenos meteorológicos extremos, como as secas ou as vagas de calor.
Ilustração: Freepik
“All we have to do is to wake up and change.” – Greta Thunberg