A Páginas Tantas
Os princípios essenciais do Oceano
Princípio 1 – Global e diverso
O Oceano é a componente física dominante do nosso planeta, cobrindo cerca de 70% da sua superfície. Existe um Oceano com diversas bacias: Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Pacífico Norte, Pacífico Sul e Ártico.
A maior parte da água da Terra (97%) encontra-se no Oceano. A água do mar é salgada, tem um ponto de congelação inferior ao da água doce, uma densidade mais elevada e uma condutividade elétrica muito superior.
Princípio 2 – Ação na dinâmica da Terra
Muitas das rochas sedimentares e vulcânicas agora expostas em terra formaram-se no Oceano.
Ao longo da história da Terra, as alterações no nível do mar aumentaram e diminuíram as áreas emersas da Terra, criaram e destruíram mares interiores e mudaram a forma da superfície terrestre.
A areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais. A maior parte da areia das praias resulta da erosão dos continentes, sendo transportada para a costa através dos rios.
Princípio 3 – Influência no clima
O Oceano exerce um controlo fundamental sobre o clima e as condições meteorológicas. Transporta energia e domina os ciclos da água e do carbono, moderando as oscilações de temperatura e mantendo a estabilidade da composição da atmosfera.
O Oceano absorve muita da radiação solar que atinge a Terra e liberta calor através da evaporação de grandes quantidades de água, impulsionando a circulação atmosférica. Na atmosfera a condensação deste vapor de água origina as nuvens e a precipitação. A condensação da água que se evapora dos mares quentes está na origem de furacões e ciclones.
Princípio 4 – Torna a Terra habitável
Pensa-se que as primeiras formas de vida se desenvolveram no Oceano, ainda na ausência de oxigénio.
Princípio 5 – Imensa diversidade de vida
O tamanho dos organismos no Oceano varia desde o mais pequeno vírus até ao maior animal que habita a Terra, a baleia azul.
Princípio 6 – O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados
O Oceano afeta cada vida humana. Fornece grande parte do oxigénio disponível da Terra, regula o clima e afeta a saúde humana.
Do Oceano obtemos alimento, medicamentos e recursos vivos e não vivos. O Oceano cria empregos, apoia a economia do país, serve de via para o transporte de pessoas e mercadorias e desempenha um papel importante na segurança nacional.
Todos somos responsáveis por proteger o Oceano. Ele sustenta a vida na Terra e o ser humano tem de viver de forma a contribuir para essa sustentabilidade. Ações individuais e coletivas são necessárias para gerir de modo eficaz os recursos do Oceano, para que cheguem a todos.
Princípio 7 – Desconhecido e inexplorado
O Oceano é o maior e menos explorado lugar do planeta — menos de 5% da sua extensão é conhecida. Esta é a grande fronteira para os exploradores e investigadores da próxima geração, na qual encontrarão oportunidades significativas de pesquisa e investigação.
As novas tecnologias, sensores e ferramentas potenciam a nossa capacidade de explorar o Oceano. Os cientistas marinhos contam cada vez mais com satélites, boias, observatórios submarinos e submergíveis não tripulados.
Fonte do texto: www.cienciaviva.pt / Ilustração: Anna Kosorukova
“The sea does not like to be restrained.” – Rick Riordan, The Lightning Thief