A Páginas Tantas
A Terra move-se!
No século II, Ptolomeu afirmou que o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas giravam em volta da Terra em círculos perfeitos. Apoiado pela Igreja durante a Idade Média, o modelo geocêntrico, que colocava a Terra no centro do universo, impediu o progresso da astronomia durante um milénio.
Em 1543, foi publicada uma hipótese muito diferente, da autoria de um clérigo católico polaco chamado Nicolau Copérnico. O seu aspeto mais ousado era a afirmação de que era a Terra que orbitava o Sol. A constatação não agradou à Igreja, mas, quando em 1572 o astrónomo dinamarquês Tycho Brahe avistou uma nova estrela, comprovou-se que os céus podiam mudar. Mais tarde, o seu assistente Johannes Kepler descobriu que Marte girava em volta do Sol, não em círculo, mas numa elipse.
Em 1609, Galileu aperfeiçoou o telescópio, sondou os céus e revolucionou a forma como vemos o universo.
Galileu Galilei é considerado um dos mais notáveis cientistas de todos os tempos. Iniciou os estudos em medicina, mas abandonou-os para se dedicar à investigação no campo da matemática e da física. Com apenas 25 anos, transformou-se num brilhante professor da universidade de Pisa. Ali demonstrou experimentalmente que a velocidade de queda dos corpos era independente do seu peso. Entre as suas descobertas mais notáveis figuram as leis do movimento pendular, às quais chegou, segundo a lenda, enquanto observava a oscilação de uma lâmpada na catedral de Pisa, e as leis do movimento acelerado.
A partir de 1591, exerceu a docência na universidade de Pádua e, posteriormente, em Florença. Aí, dedicou-se fundamentalmente à astronomia.
Em 1609, a partir de notícias recebidas da Holanda acerca de instrumentos de ampliação, construiu o primeiro telescópio. Com ele, Galileu observou pela primeira vez as montanhas da Lua e os quatro maiores satélites de Júpiter, para além de realizar muitas outras descobertas: estrelas de débil luminosidade, as fases de Vénus, a estrutura de Saturno e as manchas solares.
Os resultados que obteve foram publicados na sua obra-prima, O mensageiro das estrelas, e revolucionaram a astronomia. Partindo do modelo de Copérnico, Galileu afirmou que era a Terra que se movia em redor do Sol, tal como os outros planetas.
As suas obras foram revistas pelo Tribunal da Inquisição em 1633 e ele sofreu uma forte pressão eclesiástica. Ameaçado de tortura se não abandonasse as suas ideias, foi proibido de se dedicar à astronomia e teve de retratar-se de joelhos, em cerimónia pública. No momento de se levantar, murmurou “Eppure, si muove!” (“No entanto, move-se!”). Aos 69 anos, Galileu foi condenado a prisão domiciliária para o resto da vida. Morreu nove anos depois.
Sagan, C. (2003) Cosmos. Gradiva.
Ilustração: Marián Meza
“Mathematics is the language in which God has written the universe.” – Galileo Galilei