Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

A extinção dos dinossauros

A evolução da vida na Terra está marcada pela extinção de inúmeras espécies ao longo de milhões de anos, algumas das quais extinções em massa, como é o caso da que marcou o final do período Cretácico, e que vitimou os dinossauros. Até aos dias de hoje, ainda não é consensual qual a causa desta extinção, sendo apontadas várias hipóteses como possíveis motivos.

Versão da geologia
Hipótese 1: Impacto de meteorito

Segundo os geólogos, a extinção dos dinossauros é uma verdadeira extinção, na qual a sua linha evolutiva foi quebrada na sua totalidade através do impacto de um meteorito (Figura 1). Os vestígios deste acontecimento estão presentes no Golfo do México, onde é possível encontrar a cratera desse meteorito (Figura 2).

Figura 1. Impacto de um meteorito
Figura 2. Ilustração da cratera resultante do impacto

Hipótese 2: Atividade vulcânica

Outra hipótese sugerida pelos geólogos baseia-se no movimento das placas tectónicas, que provocou uma intensa atividade vulcânica, responsável pela emissão de gases e grandes nuvens de fumo e poeiras (como a representada na imagem seguinte) que se acumularam na atmosfera, que contribuíram para o aquecimento do planeta e impediram a entrada dos raios luminosos, e portanto, a realização da fotossíntese. Por este motivo, a quantidade de oxigénio diminuiu, e, consequentemente, também o alimento de certos animais. Devido à quebra das cadeias alimentares da época, estes fenómenos poderão ter contribuído para a extinção dos dinossauros.

Versão da biologia

Por outro lado, a decadência gradual da espécie, que não terá conseguido acompanhar a mudança das condições de sobrevivência na Terra, ou o aparecimento e transmissão de doenças (cuja existência é descoberta através do estudo de fósseis, como foi o caso da doença parasitária representada na imagem) são causas apontadas por biólogos como sendo possivelmente responsáveis pela extinção dos dinossauros.

Conclusão

Dadas todas estas hipóteses, não existe ainda consenso sobre qual a causa da extinção dos dinossauros, sendo esta por vezes atribuída a uma combinação de vários destes fatores. No entanto, as teorias relacionadas com o impacto de um meteorito e a atividade vulcânica intensa da época são as mais aceites globalmente, sendo por vezes colocada a hipótese da sua ocorrência em simultâneo.

Autoria: Marisa Dias, n.º 18; Martim Serra, n.º 19; Mateus Fernandes, n.º 21, 10.º A (2022-2023)

“Somewhere, something incredible is waiting to be known.” – Carl Sagan