Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

O glossário do Risco

Palavras e expressões como “cheias e inundações”, “seca”, “onda de calor” ou “vaga de frio” fazem atualmente parte do nosso vocabulário corrente, mas sabes o que significam?

A

Acidente

Acontecimento ou sequência de acontecimentos não planeados, por vezes previsíveis, com efeitos sobre as pessoas e outros seres vivos, os bens ou o ambiente.

Acidente de poluição

Libertação não controlada de substâncias poluentes que podem pôr em causa a segurança de pessoas, bens e do ambiente. Tem origem em unidades industriais, em locais de armazenagem de produtos tóxicos ou resulta de acidentes que envolvem o transporte de matérias perigosas. Os seus efeitos são a contaminação do ar, a destruição de habitats e a poluição do solo.

Acidente industrial

Acontecimento que resulta de desenvolvimentos não controlados num local onde existem produtos químicos perigosos, cuja emissão, incêndio ou explosão de graves proporções, constitui um perigo grave para a saúde humana ou para o ambiente.

Agentes de proteção civil

Os Corpos de Bombeiros, os Sapadores Florestais, as Forças de Segurança, as Forças Armadas, as Autoridades Marítima e Aeronáutica, o INEM e outros serviços de saúde são agentes de proteção civil. Estes agentes articulam-se operacionalmente em situação de acidente grave ou catástrofe.

Autoproteção

Medidas individuais, familiares ou da comunidade que previnem ou minimizam danos humanos, materiais ou ambientais, em caso de acidente grave ou catástrofe.

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)

Serviço central administrado pelo Estado. A ANPC tem por missão planear, coordenar e executar a política de proteção civil, na prevenção e reação a acidentes graves e catástrofes. A ANPC assegura o planeamento civil de emergência em situações de crise ou de guerra.

B

Bacia hidrográfica

Área que drena para uma secção de um rio, conduzindo para o mesmo ponto toda a chuva que cai dentro dessa área.

Barragem

Estrutura colocada perpendicularmente a um curso de água com várias comportas e outros mecanismos de controlo para orientar o nível das águas a montante, para regular o seu fluxo ou para alimentar um canal de derivação.

Bombeiro

Indivíduo que, integrado de forma profissional ou voluntária num corpo de bombeiros, tem por atividade a proteção de vidas humanas e bens em perigo, mediante a prevenção e extinção de incêndios, o socorro de feridos, doentes ou náufragos e a prestação de outros serviços.

C

Catástrofe

Acidente grave ou uma série de acidentes graves que provocam prejuízos elevados, afetando intensamente as condições de vida em determinadas áreas ou na totalidade do território nacional.

Cheia

Verifica-se sempre que ocorre uma grande subida do nível da água num curso de água, lago, reservatório ou região costeira, que afeta os terrenos em redor.

Colapso de estruturas

Acidente que pode ocorrer em obras de arte de engenharia ou infraestruturas viárias.

Corpo de bombeiros

Unidade operacional onde se integram os bombeiros, tecnicamente organizada, preparada e equipada para o exercício das missões que lhe são atribuídas.

Cultura de segurança

Conjunto de valores e normas sobre segurança, partilhados pelos membros de um grupo e transmitidos através de processos de interação social.

Referencial de Educação para o Risco, Ministério da Educação e Ciência. / Ilustração: Steve Scott

Testa a tua compreensão do vocabulário com este quiz.

“Stop! Think! Then Act!”