Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Regras para circular de bicicleta em segurança

1. Deves ter sempre contigo um documento legal de identificação pessoal: cartão de cidadão ou passaporte.

2. Ver e ser visto é uma regra básica para circular na estrada. Vestir roupa retrorrefletora é importante. Também a bicicleta deve estar equipada de iluminação à frente, com luzes brancas, e atrás, com luzes vermelhas.

3. O uso do capacete não é obrigatório, mas é altamente recomendado que circules com ele. As lesões cranianas podem ser fatais.

4. Óculos e luvas também se recomendam. Os óculos oferecem uma proteção contra o pó e partículas. Se forem polarizados, também são úteis para cortar o efeito dos raios ultravioletas. As luvas protegem-te as mãos da fricção do guiador.

5. Em termos de circulação rodoviária, deves respeitar as regras do Código da Estrada, o que pressupõe não circular em contramão. Se o fizeres, o risco de sofreres um desastre aumenta consideravelmente.

6. Quando circulares, não o faças muito chegado aos carros, mesmo que estes estejam parados. Alguém distraído pode inadvertidamente abrir uma porta e se estiveres a passar nesse instante rente às viaturas, haverá uma colisão.

7. A regra de usar a via mais à direita também é válida para as bicicletas. Esta é a via mais segura. Não circules muito encostado à berma, pois, se houver alguma sujidade, isso pode provocar uma queda.

8. Os velocípedes podem circular paralelamente numa via, exceto em vias de reduzida visibilidade ou quando o trânsito é intenso, desde que não causem perigo ou embaraço ao trânsito. Se pedalarem em grupo, devem fazê-lo em fila indiana ou aos pares.

9. Um carro que te queira ultrapassar tem que manter uma distância de 1,5 metros em relação a ti. Mas todo o condutor deve facultar a ultrapassagem, não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado.

10. A utilização, durante a marcha, de auscultadores ou aparelhos radiotelefónicos, é proibida ao condutor de qualquer veículo, inclusive de velocípedes. Excetuam-se os aparelhos com um único auricular ou microfone com sistema de alta voz.

11. Sempre que retomares a marcha ou tencionares mudar de direção, sinaliza as tuas manobras com sinais de mão. Se for preciso, para e espera que os carros passem.

12. Para no semáforo vermelho. A sinalização luminosa destinada a regular o trânsito de veículos também se aplica às bicicletas. Se desrespeitares a luz vermelha do sinal luminoso de regulação do trânsito, és sancionado com uma coima.

13. Não circules em passeios, pois esse é o espaço para os peões. Se o fizeres, desmonta da bicicleta e leva-a à mão.

14. Não estaciones a bicicleta em cima dos passeios e noutros locais destinados à circulação de peões.

15. Deves moderar a velocidade: à aproximação de passagens assinaladas na faixa de rodagem para a travessia de peões e ou velocípedes; à aproximação de peões, crianças, idosos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência.

“What people call intelligence just boils down to curiosity.” – Aaron Swartz