A Páginas Tantas
A maioria das pessoas julga que a gordura é má porque hoje em dia somos levados a pensar que a devemos evitar. Isso é ridículo na medida em que a gordura é uma substância essencial para o corpo humano. A gordura envolve as células do nosso corpo, protege os nossos órgãos, evita que tenhamos frio e, acima de tudo, fornece-nos a energia e o combustível necessários para as atividades do dia a dia, desde andar até falar. O único problema da gordura é que o nosso corpo adora armazená-la.
Porque é que precisamos de comer
Os alimentos são fonte de energia, também conhecida por calorias. As calorias são uma unidade de medida, uma forma de calcular a quantidade de energia que determinado alimento contém. Se não comeres, não terás uma fonte de energia que te permita fazer o que queres. Além disso, vais prejudicar o teu organismo, porque o teu metabolismo deixa de funcionar. Ou seja, vais gastar mais energia do que aquela que ingeres. O teu corpo vai reter toda a gordura que lhe resta e, em contrapartida, acabas por perder massa muscular.
O metabolismo
O metabolismo representa o ritmo a que o organismo queima energia. Esse ritmo varia ao longo da tua vida, sendo mais rápido durante a puberdade. Também varia ao longo do dia. Antes de te levantares, de manhã, é mais lento, mas à medida que o dia avança vai-se tornando mais rápido, atingindo o seu máximo por volta da hora do almoço. Por isso, se quiseres aumentar o teu ritmo metabólico, basta fazeres exercício físico e comeres logo de manhãzinha para queimares calorias.
Uma alimentação saudável
O que é que para ti significa uma alimentação saudável? Será comeres como um passarinho e não ingerires uma interminável lista de coisas que adoras, tipo chocolates, bolos e bolachas? Ou será comer vegetais, vegetais e mais vegetais? Se achas que é uma destas coisas chegou a altura de mudares de atitude. Uma alimentação saudável significa manteres um equilíbrio relativamente ao que comes e não passares a vida a saltar de um regime alimentar para outro. Uma alimentação saudável exige uma grande variedade de alimentos. Não significa só comer legumes e fruta. Comer bem significa comer de uma forma equilibrada, incluindo tudo aquilo de que gostas e sem classificar certos alimentos como «bons» o outros como «maus».
Bons e maus alimentos
A verdade é que não existem bons e maus alimentos. Os hambúrgueres e as batatas fritas não são maus, o chocolate não é mau e os gelados também não. É só uma questão da frequência com que comes estas coisas. Se chegares à conclusão de que o chocolate demora mais tempo a ser eliminado do que o pão, isso não significa que o pão seja «melhor» e que não podes comer chocolate. Significa, isso sim, que deves prestar atenção ao que comes e educares-te a ti próprio relativamente à frequência com que deves comer determinado alimento.
A chave está na moderação, ou seja, numa dieta equilibrada com um bocadinho das coisas de que mais gostas, um bocadinho das coisas que deves comer e um bocadinho de fruta e vegetais. Se comeres desta forma variada, poderás comer sem teres que te preocupar com o peso.
Que tipo de gorduras devemos consumir?
Existem dois tipos diferentes de gorduras: as gorduras saturadas e as gorduras insaturadas. As primeiras são de natureza animal, como a manteiga, por exemplo, e têm tendência para serem mais pesadas; as gorduras insaturadas, mais saudáveis, são as de natureza vegetal e as contidas nos óleos de peixe. É preferível condimentar a comida com azeite, dar prioridade ao peixe e consumir gordura vegetal.
Fonte: Naik, A. Comer: tudo o que precisas saber. Gradiva. / Ilustração: Hiroaki Seto
“When a man’s stomach is full it makes no difference whether he is rich or poor.” – Euripides