Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Ementas para os dias de aulas

O pequeno-almoço, o almoço e o jantar são as refeições principais, embora algumas pessoas prefiram comer cinco ou mais refeições mais pequenas por dia. Neste caso, comem a meio da manhã, a meio da tarde, e talvez à hora de deitar. Este sistema é adequado para pessoas que “desanimam” quando veem o prato muito cheio e para aquelas a quem a fome entre as refeições torna irritáveis.

Durante o tempo de aulas, é preferível ingerir alimentos ricos em calorias, cálcio e vitaminas, que te ajudam a enfrentar mais um dia de escola. Aumenta os hidratos de carbono e abusa da fruta.

Ao pequeno-almoço. Para aumentar a ingestão de cálcio, bebe um copo de leite ou um batido, além do leite dos cereais. Come fruta fresca arranjada ou um sumo de fruta diluído para facilitar a absorção do cálcio.

A meio da manhã. Ingere um iogurte e um pãozinho com queijo, de preferência integral.

Ao almoço. Uma fatia de piza fria com muito queijo, para ter mais cálcio, e uma cobertura de legumes ricos em vitaminas; saladas ou legumes crus para acompanhamento (tomate-cereja, palitos de cenoura ou rodelas de pepino). Para sobremesa, uma bolacha de chocolate e fruta fresca.

Depois das aulas. Leite sob a forma de “guloseima” – batidos ou leite com chocolate quente, consoante a época do ano.

Ao jantar. Massa, arroz ou batatas devem ser a base desta refeição. Ingere carne ou peixe com legumes salteados ou uma bolonhesa com carne e legumes. Podes optar por hambúrgueres vegetarianos; remata com arroz doce, uma sobremesa de fruta ou com uma taça de baunilha com molho de morangos e laranja.

Depois do desporto. Água, leite ou sumo de fruta diluído; 1 banana.

Extras. Leite com cereais; tostas de pão integral com fiambre; fatias de pão.

Fonte: Selecções Reader’s Digest.

“Teaching kids how to feed themselves and how to live in a community responsibly is the centre of an education.” – Alice Waters