A Páginas Tantas
O ciclo da água
Lê o texto e resolve os passatempos.
A água é a única substância que existe na natureza nos três estados (sólido, líquido e gasoso), circulando num movimento contínuo de um estado para outro. Esta troca contínua de água na hidrosfera designa-se por ciclo natural da água ou ciclo hidrológico e envolve a transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera, por evaporação da água dos oceanos, rios e lagos, e evapotranspiração das plantas e animais, passando do estado líquido para o estado gasoso.
Quando o vapor de água chega à atmosfera, arrefece e condensa-se sob a forma de gotas de água, formando as nuvens. Quanto maior for a condensação, mais pesadas ficam as gotas de água que estão na atmosfera, acabando por cair na superfície terrestre sob a forma de chuva, neve ou granizo, através da precipitação.
Parte da água precipitada na superfície terrestre infiltra-se nos solos, ficando armazenada nos lençóis freáticos e aquíferos (águas subterrâneas) ou regressando à superfície através de nascentes. Parte pode ser absorvida pelas raízes das plantas. Outra parte escorre para os rios, lagos ou oceanos (águas superficiais).
Fonte: Portal da Água
“Water is the driving force of all nature.” – Leonardo da Vinci