Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Quando ocorre a puberdade?

A maioria das pessoas preocupa-se com o facto de a puberdade ocorrer demasiado cedo ou demasiado tarde, ou com o facto de haver um atraso no crescimento ou de este não parar. Toda a gente passa pela puberdade – só que em diferentes alturas e a ritmos diferentes. A idade em que se atinge a puberdade varia de rapaz para rapariga e de pessoa para pessoa. A maioria das raparigas inicia a puberdade entre os 8 e os 14 anos e a maioria dos rapazes tende a iniciá-la entre os 10 e os 18 anos, se bem que alguns comecem mais cedo e outros mais tarde.

O ritmo a que a puberdade ocorre também varia. Poderás notar que um amigo começa e termina o seu desenvolvimento antes de muitos dos teus outros amigos terem sequer começado. Há quem atravesse a puberdade num ano ou menos, enquanto outras pessoas podem demorar até seis anos. Isto é normal. Não se trata de uma competição. Começar mais cedo não é melhor nem pior do que começar mais tarde. Todos são diferentes, por isso é lógico que todos vivam a puberdade de forma diferente.

Não existe um padrão no que diz respeito à puberdade e todos a vivem de forma diferente, mas o estar devidamente informado ajudar-te-á a lidar melhor com a situação.

Porque estou a mudar?

Quando atinges a puberdade, podes ter a sensação de que o teu corpo foi possuído por uma espécie alienígena! Borbulhas, tufos de pelos, pés grandes e uma nova forma corporal – são tantas as alterações que, quando te vires ao espelho, poderás nem te reconhecer. Mas não te preocupes; embora as mudanças que ocorrem durante a puberdade possam ser bastante dramáticas, são perfeitamente normais.

Um dia, quando estiveres a tomar duche, vais olhar para baixo e ver pelos onde não existiam antes. O crescimento piloso é um dos primeiros sinais visíveis da puberdade. Normalmente, os pelos púbicos são os primeiros a aparecer (a zona púbica é aquela onde se encontram os teus órgãos genitais). Não são tão macios como os cabelos e, embora sejam claros e finos no início, normalmente escurecem e encaracolam.

Seguem-se os pelos das axilas. Os pelos dos braços e das pernas também poderão tornar-se mais compridos, em especial nos rapazes, que também desenvolvem pelos no peito e no rosto.

O crescimento piloso ocorre em diferentes alturas e a diferentes ritmos. A quantidade, a cor ou o comprimento dos pelos, não te tornam mais nem menos masculino ou feminino.

Sou mesmo eu?

Na puberdade, é raro existir uma parte do corpo que não mude. Os braços e as pernas ficam mais longos e as mãos e os pés crescem. A musculatura desenvolve-se e fortalece-se, sobretudo nos rapazes. Também há tendência para o aumento de peso e a distribuição deste peso pelo corpo altera-se. Nos rapazes, os ombros ficam mais largos e as raparigas desenvolvem curvas. Até o formato do rosto muda – de redondo para oval – e, nos rapazes, o maxilar e o nariz ficam maiores e mais proeminentes. A altura e a forma corporal alteram-se a diferentes ritmos. É natural pensares que vais ser muito mais alto ou mais baixo do que a média. Tem paciência e aguarda – a maioria das pessoas continua a desenvolver-se até cerca dos 18 anos.

Porque é que isto me está a acontecer?

O objetivo das alterações é transformar-te num adulto e preparar o teu corpo para a procriação (ter filhos) quando fores mais velho. O que precipita todas as alterações durante a puberdade são as hormonas.

Spilsbury, L. (2010). Sexo e puberdade. Texto. / Ilustração: Lauchan

Atividades

  1. Completa as palavras cruzadas com a informação em falta.

  2. Encontra as palavras ocultas na Sopa de Letras.

  3. Verdadeiro ou falso: Porque estou a mudar?

“All children, except one, grow up.” – Peter Pan, J. M. Barrie