A Páginas Tantas
A adolescência
Atividades
Lê a introdução e completa as palavras cruzadas.
Faz corresponder as palavras (1-10) com as definições (A-L). Em caso de dúvida, consulta a Infopédia.
Introdução
Tens vindo a mudar desde o dia em que nasceste. A partir dos dois anos de idade, as mudanças foram graduais e implicaram, sobretudo, o crescimento em altura. Agora é provável que penses que tens de enfrentar mais mudanças e que algumas delas estão a ser surpreendentemente rápidas. O teu corpo está a transformar-se de muitas formas, por dentro e por fora, física e emocionalmente. Esta é a etapa da tua vida em que deixas de ser criança. Porém, o momento exato em que as alterações se processam varia de rapaz para rapariga e de pessoa para pessoa, assim como o ritmo a que ocorrem. Poderás notar que um amigo começa e termina o seu desenvolvimento antes dos outros. Isto é normal. Não se trata de uma competição. Todos são diferentes, por isso é lógico que cada um viva a adolescência de uma forma diferente. Mas, se as mudanças são inevitáveis, porque precisas de ler sobre o assunto? Porque faz sentido saber o que se passa com o teu corpo, para que possas estar preparado. É tranquilizador conhecer os factos.
O início da adolescência é, em termos de idade, muito variável. Começa com a puberdade, ou seja, com a entrada em funcionamento dos órgãos sexuais. Nas raparigas, isto acontece normalmente a partir dos 10 anos, com o aparecimento da primeira menstruação. Nos rapazes, esta transformação ocorre a partir dos 12 anos, com a possibilidade da primeira ejaculação e o aparecimento de pelos axilares.
O que é a adolescência?
A adolescência pode ser definida de várias formas:
É o período da vida em que já não se é criança, mas ainda não se é adulto.
É um período de transformações profundas, no corpo, nas relações com os pais e com as outras pessoas, e em muitos outros aspetos da vida.
É um período da vida em que a sexualidade já é possível e a independência raramente é possível.
É um processo de independência com todas as dificuldades e conflitos que os processos de independência implicam.
É um período rico em ideias, experiências, sonhos, projetos.
A adolescência é, portanto, o espaço de transição entre a infância e a idade adulta e tem como limites a puberdade e a independência. É o conjunto de transformações na vivência do corpo e na consciência de si próprio, nas relações com os pais, os companheiros, os adultos e a sociedade em geral e na forma de encarar o futuro, desencadeadas pela maturação dos órgãos sexuais e pelo desenvolvimento físico e intelectual, que criam o ser adulto.
O período da adolescência tem tendência a ser cada vez maior, já que, por vários motivos, a puberdade acontece cada vez mais cedo e a independência, tanto social como económica, acontece cada vez mais tarde.
Para saber mais: As principais transformações na adolescência
“Adolescence is a time in which you experience everything more intensely.” – Edward Zwick