Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Breve glossário do 25 de Abril

  1. Lê o texto e testa a tua compreensão com este quiz.

25 de Abril de 1974

A Revolução de 25 de Abril foi um movimento político e social. Depôs o regime ditatorial do Estado Novo e iniciou um processo que terminou com a implantação de um regime democrático e a aprovação da nova Constituição, a 25 de abril de 1976. A ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial.

Colónias portuguesas

Territórios ultramarinos ocupados e administrados por Portugal. A Revolução de 25 de Abril conduziu à descolonização das últimas colónias portuguesas em África. Moçambique e Angola tornaram-se independentes em 1975.

Constituição

Lei fundamental que regula os direitos e garantias dos cidadãos e define a organização política de um Estado.

Ditadura Militar

Regime que vigorou em Portugal entre 1926 e 1933. Em 1926, um golpe militar derrubou a Primeira República Portuguesa, marcada pela instabilidade política, social e económica. O parlamento foi dissolvido, a Constituição de 1911 suspensa e as liberdades políticas e individuais suprimidas. A Ditadura Militar, incapaz de resolver os problemas sociais e económicos, conduziu ao Estado Novo.

Estado Novo

Designa o regime político ditatorial, autoritário e autocrata que vigorou em Portugal durante 41 anos, desde a aprovação da Constituição de 1933 até à Revolução de 25 de Abril de 1974. A Constituição de 1933 garantia ao Estado um grande poder de intervenção na organização económica e social e anulava a noção de autonomia do indivíduo.

Guerra Colonial Portuguesa

Período de confrontos entre as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação das antigas colónias — Angola, Guiné-Bissau e Moçambique — entre 1961 e 1974. O Estado Novo não reconhecia a existência de um conflito armado, considerando os levantamentos armados dos movimentos de libertação como atos de terrorismo.

Movimento das Forças Armadas (MFA)

Movimento de militares que desencadeou uma revolta em grande escala, derrubando o regime vigente até ao 25 de Abril de 1974. Na sequência da guerra em África, as movimentações de caráter corporativo dos militares transformaram-se em reivindicações políticas.

Visita a galeria: 25 de Abril de 1974, por Alfredo Cunha.

Ilustração: Sara Pimenta

“Keep your fears to yourself, but share your courage with others.” – Robert Louis Stevenson