Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5 Página 6 Página 7 Página 8

A Páginas Tantas

Situações de bullying: como os espetadores podem fazer a diferença

Respostas

  1. Verdadeiro. A maioria dos incidentes de bullying é presenciada por pessoas não diretamente envolvidas.

  2. Verdadeiro. Entre 80% e 90% dos espetadores relataram que assistir ao bullying era desagradável e fazia com que se sentissem desconfortáveis. Muitas crianças também sentiram que deviam intervir para ajudar a vítima.

  3. Verdadeiro. Os espetadores defendem as vítimas apenas 10% a 19% das vezes. Os espetadores foram testemunhas silenciosas em 54% das vezes e juntaram-se ao bullying em 21% das situações.

  4. Verdadeiro. Mesmo quando os espetadores se limitaram a assistir à agressão sem tentarem impedi-la, pioraram as coisas ao darem audiência à criança agressiva. O bullying durou mais tempo quando estavam presentes mais espetadores e quando estes nada fizeram para o impedir.

  5. Verdadeiro. Quando os espetadores se riem ou aplaudem o bullying, encorajam-no a continuar.

  6. Verdadeiro. Quando os espetadores intervêm para defender a vítima, conseguem parar o bullying em mais de 50% dos casos, geralmente nos primeiros 10 segundos.

  7. Verdadeiro. Muitas vezes, os adultos não se apercebem do bullying porque este acontece normalmente em áreas com pouca ou nenhuma supervisão de adultos. Por isso é importante que as crianças procurem ajuda e denunciem o incidente a um adulto.

  8. Verdadeiro. Quando discutimos formas de sermos espetadores prestáveis, podemos fazer parte da solução.

  9. Verdadeiro. Todos nós já nos calámos numa altura em que devíamos ter procurado ajuda ou enfrentado um bully. O que podemos fazer quando nos confrontarmos com esta situação novamente?

“Strong people stand up from themselves. But the strongest people stand up for others.”