Serviços Projetos Recursos Suporte Conteúdos Contacto

Biblioteca Escolar EBS Muralhas do Minho, Valença

Imagem: Gabi Vasko

A pesquisa da informação

A pesquisa fornece um contexto para a aprendizagem, mas a quantidade de informação disponível torna necessário que os alunos adquiram a capacidade de selecionar, avaliar e usar a informação apropriada e eficazmente.

1. Definição da tarefa a realizar

O aluno deve perceber exatamente o que se pretende com o trabalho. O tema deve estar claramente definido e ao alcance das suas capacidades, sem ser muito vasto ou demasiado abrangente. Mesmo que seja geral, o âmbito da pesquisa deve ser circunscrito.

2. Estratégias de pesquisa de informação

Após a escolha do tema, deve estabelecer-se um plano de trabalho e definir o tempo máximo para o completar. Além da internet, o aluno tem ao seu dispor livros, enciclopédias, jornais, revistas e vídeos. Para cada tema, deve aprender a identificar a fonte de informação mais útil e selecionar um conjunto de palavras-chave para usar na pesquisa.

3. Localização e acesso

Nesta etapa, o aluno faz uso de ferramentas de pesquisa, utilizando as palavras-chave que definiu anteriormente e acedendo aos sites indicados pelo professor. O aluno tem que aprender a fazer buscas significativas, para não se dispersar.

4. Utilização da informação

Depois de localizar e aceder a uma fonte de informação, o aluno lê, visualiza, ouve e interage com a informação disponível, decidindo que aspetos são úteis para o seu trabalho. Deve extrair a informação necessária tomando notas, fazendo resumos, preenchendo uma grelha, fazendo um esquema ou um gráfico, etc. À medida que vai tomando notas, deve referenciar o documento consultado, para depois o incluir na bibliografia.

5. Síntese

Esta etapa envolve a aplicação da informação considerada necessária para estruturar o trabalho. O aluno deve proceder à reorganização da informação dentro de um novo formato, não se limitando a reproduzir o que leu ou o que copiou da internet. As suas opiniões e conclusões, fundamentadas na informação reestruturada, devem ser valorizadas. Sempre que utilizar textos de outras pessoas, tem que referir o autor através de uma nota ou na bibliografia.

6. Avaliação

A última etapa é a da avaliação que o próprio aluno faz do trabalho realizado, através de uma rubrica, por exemplo.

Fonte: The Big6 – information & technology skills for student achievement


Recursos pedagógicos

“We are drowning in information and starving for knowledge.” – Rutherford D. Rogers