Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2023-2024
Associação PNO! Portugal define estratégias para o futuro
Projetos | 06-05-2024
No início de 2024, decorreram duas reuniões no âmbito do projeto
“Ponte… nas Ondas!”, com o objetivo de clarificar a situação
administrativa, financeira e estatutária da Associação PNO! Portugal e
definir estratégias relativas ao seu futuro.
Face à possibilidade de aprovação, em julho de 2024, de uma Diretiva da UE que cria um estatuto para as associações europeias transfronteiriças e as organizações sem fins lucrativos, ponderou-se a possibilidade de constituição de uma única associação PNO!, composta por elementos de Portugal e da Galiza. Por esta razão, o grupo de trabalho decidiu não iniciar o processo de renovação dos estatutos em Portugal e manter a atual representação da Associação, enquanto não é feita a unificação.
Entretanto, os centros de formação de professores disponibilizam uma ação de formação, acreditada pelo conselho científico, para divulgar o Modelo PNO!
Nos dias 2 e 3 de maio, o Modelo PNO! foi apresentado em Lisboa.
Una primavera lisboeta muy gallega
Ponte… nas ondas! presentou o seu modelo en Lisboa
Concurso de recolha das imagens do Património Cultural Imaterial Galego-Português
Concurso | 02-04-2024
Segundo a UNESCO, o Património Cultural Imaterial é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições materiais e imateriais que, reconhecidos pelo seu valor ancestral e histórico, adquirem um significado único, determinando-se a sua salvaguarda para garantir a continuidade e preservação. Desde os princípios do século XX, este conjunto de expressões, herdadas do passado e transmitidas de forma oral, encontraram na fotografia um valioso registo documental tendo-se, desde então, recolhido muitas imagens das expressões culturais espalhadas ao longo da eurorregião Galiza e norte de Portugal.
O “Ponte… nas Ondas!” defende a recuperação e transmissão de um património cultural imaterial comum, considerando que uma forma de o divulgar é a sua integração nas dinâmicas de trabalho de cada escola.
Tendo em conta este princípio, o “Ponte… nas Ondas!” convida as escolas a participarem no concurso de recolha das imagens do Património Cultural Imaterial Galego-Português.
‘Ponte… nas Ondas!’ de olhos no futuro
Projetos | 29-03-2024
Celebração do 30.º aniversário (1995-2025)
A Associação prepara a celebração, no próximo ano, do seu 30.º aniversário, com a participação dos centros educativos que fazem parte da rede e das entidades que têm colaborado com a experiência, como universidades, emissoras de rádio e outras instituições.
O Centro do Património
O edifício da velha alfândega de Valença prepara-se para acolher um centro de referência para o património comum galego-português. O “Ponte… nas Ondas!” terá um papel destacado na dinamização do espaço, de modo a convertê-lo num ponto de encontro de atividades culturais e educativas da Galiza e norte de Portugal.
Rádio: um século de informação, entretenimento e educação
Efeméride | 30-01-2024
Aceda aqui às produções dos alunos do Agrupamento.
A UNESCO proclamou o dia 13 de fevereiro como o Dia Mundial da Rádio. Em 2023, a data coincidiu com a comemoração do Carnaval, uma das manifestações do Património Cultural Imaterial Galego-Português. Foi uma boa ocasião para alunos e professores darem o seu contributo, apresentando trabalhos sobre o Carnaval ou acolhendo a temática proposta pela UNESCO: Um século informando, entretendo e educando.
Para celebrar a data e difundir o modelo PNO! — Educação, Património, Tecnologia e Comunicação, a Associação Pedagógica e Cultural convidou as escolas portuguesas e galegas a participarem na celebração do Dia Mundial da Rádio, através do envio de podcasts ou vídeos, emitidos no dia 13 de fevereiro, no portal Escolas nas Ondas.
Modelo PNO! reúne uma fórmula: educação, património, tecnologia e comunicação
Projetos | 22-01-2024
“Ponte… nas Ondas!” é uma experiência educativa desenvolvida desde há largos anos na fronteira galego-portuguesa.
A partir de uma jornada de rádio interescolar, tendo como motivo a inauguração de uma ponte entre a Galiza e Portugal, o projeto nasce da necessidade das escolas desenvolverem conhecimento sobre a realidade educativa de ambos os territórios.
“Ponte… nas Ondas!” aborda o património cultural imaterial e a sua integração nas atividades de comunicação com recurso à tecnologia e à rádio. As línguas são, ainda, um fator de comunicação fundamental nesta experiência, fomentando um diálogo franco entre os jovens.
Atividades
Ilustração: Marta Chicote Juiz
‘Ponte… nas Ondas!’ difunde o modelo de boas práticas reconhecido pela UNESCO
A 29 de março de 1995, 15 escolas das duas margens do rio Minho celebraram, com uma jornada experimental de rádio escolar, a inauguração de uma ponte internacional entre Salvaterra e Monção.
A emissão foi integralmente dinamizada por alunos de escolas galegas e portuguesas, a partir de dois estúdios radiofónicos: o da emissora “Ecos da Raia”, de Monção, e um estúdio escolar, instalado na biblioteca da Casa da Cultura de Salvaterra.
As 13 horas de rádio criaram, nas comarcas vizinhas, um impacto que transcendeu não só o âmbito escolar, mas também as fronteiras físicas, que se desvaneceram nas ondas. Desde então, a experiência “Ponte… nas Ondas!” foi evoluindo e construindo pontes que já fazem parte do património cultural galego-português.
Marcos na história da Associação
1998 – a terceira edição da jornada radiofónica é emitida pela internet.
2001 – a experiência integra o projeto intercultural “A Rota dos Escravos”, da UNESCO, no qual participam escolas de África e da América.
2004 – é apresentada uma candidatura às “Obras Mestras do Património Cultural Imaterial”, da UNESCO, promovida por centros educativos dos dois países.
2014 – recebe o prémio ONDAS, pela melhor cobertura do Património Cultural Imaterial (PCI) galego-português.
2015 – é acreditada, pela UNESCO, como ONG consultora para o Património Cultural Imaterial, a primeira entidade na Galiza e a terceira em Portugal.
2022 – o projeto é reconhecido, pela UNESCO, como Modelo de Boas Práticas.
2023 – dinamiza um congresso internacional sobre património cultural imaterial e educação, com o apoio da UNESCO; a Junta da Galiza inicia a implantação do Modelo PNO! no sistema educativo galego.
Projeto ‘Ponte… nas Ondas’ integra Boas Práticas de Património Imaterial da UNESCO
O projeto luso-galaico “Ponte… nas Ondas!” passou a integrar o Registo de Boas Práticas de Salvaguarda de Património Cultural, da UNESCO.
No dia 1 de dezembro de 2022, o projeto foi reconhecido em Rabat, Marrocos, passando a integrar o Registo de Boas Práticas de Salvaguarda de Património Cultural Imaterial da UNESCO, tornando-se na primeira candidatura portuguesa da lista.
Em comunicado enviado às redações, a Associação Cultural e Pedagógica Ponte… nas Ondas! congratulou-se com o facto de um programa cultural nascido nas aulas portuguesas e galegas ser considerado, pela UNESCO, um exemplo para o mundo.
De acordo com o comunicado, a UNESCO destacou “o empenho dos professores que, há mais de 25 anos, sensibilizam os mais novos sobre a preservação do património cultural na fronteira de Galiza e Portugal”.
Segundo a Associação, a UNESCO sublinhou que “a utilização das rádios escolares, a lusofonia, o rico legado da tradição cultural” comum às duas regiões vizinhas “e o êxito entre os mais jovens impulsionaram este programa educativo sobre a divulgação do património”.
Também em comunicado, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) felicitou a Associação, sublinhando tratar-se da “primeira vez que Portugal vê inscrita uma candidatura no registo de Boas Práticas de Salvaguarda da UNESCO”.
Fonte: Agência LUSA, 01-12-2022
Ligações:
Comissão Nacional de UNESCO
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, I.P.
“Radio is the most intimate and socially personal medium in the world.” – Harry Von Zell