Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2023-2024
O papel das adversidades
Martim Soares, 11.º A | 04-12-2023
Os seres humanos são seres complexos, cujo desenvolvimento físico, psicológico ou emocional depende de uma quantidade incontável de fatores. Na idade da infância e juventude estes irão ter um papel ainda mais importante no desenvolvimento de cada pessoa.
Ao longo de uma vida, cada um de nós vai deparar-se com muitas adversidades, uns tendo mais ou menos dificuldades ou encontrando problemas mais graves do que outros. Estas dificuldades, apesar de serem negativas, também são oportunidades de aprendizagem que nos permitem aprender e evoluir como membros da sociedade a que pertencemos.
É também importante notar que nem todas as situações têm este potencial de crescimento. Por exemplo, uma criança que cresce com um pai abusivo, que agride o filho e/ou a mãe pode mais tarde entender a violência doméstica como uma realidade normal e sem consequências.
As dificuldades que cada um enfrenta também podem ser um indicador do caráter da pessoa, não pela natureza dessa dificuldade mas pela maneira como a pessoa escolhe ultrapassá-la. Um exemplo seria um aluno que, depois de muito estudo, ainda tira negativa num teste. O aluno, como consequência, pode escolher esforçar-se nas aulas ou desistir de tentar.
É através das dificuldades, desafios que encontramos no dia a dia que podemos efetivamente evoluir e tornar-nos melhores pessoas em todos os aspetos possíveis.
“A good half of the art of living is resilience.” – Alain de Botton