Escola Projetos Camões Concursos EFP Família Livros Opinião Mais

Click

Jornal Escolar AE Muralhas do Minho | 2023-2024


Vamos participar no jornal escolar

Projetos | 03-06-2024

Em casa, na escola, no bairro, há sempre novidades que podem converter-se na “grande notícia”, de manchete, se tivermos vontade de nos divertirmos a escrever um jornal.

O teu jornal escolar é um projeto que promove a aprendizagem e te ajuda a desenvolver competências relacionadas com a cognição, a conduta, a formação de atitudes e valores, a cooperação e a cidadania, facilitando a tua integração na sala de aula, na escola e na sociedade. É uma ferramenta que permite a participação de todos e contribui para estarmos atentos ao que de mais significativo se passa à nossa volta.

Há regras que devemos ter sempre presentes para conseguirmos um jornal com qualidade. O trabalho deve ser prático e ajudar-nos a perceber melhor os conteúdos abordados nas aulas, numa permanente ligação com a realidade.

Objetivos

Desenvolver a literacia mediática em articulação curricular.
Promover a leitura e a prática de um jornalismo escolar crítico e de qualidade.

Equipa

Alunos e docentes do Agrupamento. A coordenação é da responsabilidade dos docentes.

Estatuto editorial

O jornal segue uma linha editorial de isenção e independência, respeitando o princípio da liberdade de expressão e da pluralidade. Valoriza o rigor informativo, com respeito pelas fontes e pelos leitores.

Conteúdos

O jornal aborda assuntos de uma disciplina, de uma turma, da escola e da localidade, da região, do país ou do mundo. Os temas podem ser didáticos ou transversais a várias áreas da sociedade, informativos ou de opinião.

Tipologia dos textos:

O jornal está organizado em secções que identificam o tipo de matéria que publicamos – se, por exemplo, são notícias e informações ou se são opinião – de acordo com cada tipo de texto que escrevemos.

Circulação e leitores

O jornal é gratuito, divulgado em suporte eletrónico.

Recursos

Para que possas escrever corretamente, sem erros, deves consultar dicionários de língua portuguesa e outros técnicos ou de outras línguas, com destaque para o inglês. Uma gramática e um prontuário com as principais palavras do português são também muito úteis.

Dinâmicas de trabalho

O jornal escolar integra o projeto educativo e as dinâmicas do trabalho estão ligadas ao Agrupamento na sua globalidade. Todas as atividades curriculares e extracurriculares podem ser objeto de notícia.

Os textos são divididos em informação e opinião. Estas duas áreas abrangem aquilo a que se chama ‘géneros jornalísticos’: notícia, reportagem, entrevista ou crónica. As ‘peças’ de informação podem ser notícias, entrevistas, reportagens e inquéritos. A opinião inclui o editorial, o comentário, a opinião propriamente dita, os cartoons e as mensagens que são enviadas ao jornal.

Recomendações para a redação de textos

O trabalho no âmbito do jornal escolar ajuda a criar e a melhorar capacidades relacionadas com a justiça, a equidade (dar a cada pessoa de acordo com as suas necessidades), a tolerância (respeitarmos os outros), a ponderação (pensarmos nas coisas e avaliarmos de vários ângulos e pontos de vista antes de agirmos) e a persuasão (explicarmos bem os assuntos, com clareza e propósito).

O mais importante no jornal escolar não é o produto final, mas o processo de trabalho que é desenvolvido, com os seus erros e imperfeições.

Fonte: A aventura de fazer o jornal na escola, Carlos Carvalho da Costa.

“Journalism is literature in a hurry.” – Matthew Arnold